terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A Rota

Nosso planejamento é navegar sempre nas melhores épocas e nas melhores condições de tempo.

Para isto, optamos por navegar próximo a linha do equador, onde sempre deveremos ter condições favoráveis de vento.

Sempre buscando as "janelas de tempo" que os escritores especializados descrevem como sendo a época do ano onde naquele local estatisticamente não ocorrem furacões ou outro tipo de fenômenos meteorológicos deste semelhantes.
Nos utilizamos de um grande numero de obras escritas por navegadore experientes, e também pelo vasto material disponivel na web.

Dos autores que consultamos e sempre temos sua principal obra a mão, destacamos Mr. Jimmy Cornell, grande navegador e escritor. Quem quizer dar uma olhada no site criado por ele, que da apoio e informação a quem pretende fazer o que faremos : http://www.noonsite.com/

Prevemos iniciar nossa viagem dia 1 de Março de 2008, saindo de Guaratuba - PR, da Marina do Sol. Nosso primeiro destino deve ser Parati, depois Angra e Rio de Janeiro.
Nessa viagem vamos avalias o comportamento do barco e da tripulação, pois no período que antecedeu nossa partida, só fizemos etapas de navegação curtas.
Em função deste resultado daremos ou não prosseguimento imediato a viagem, que devera seguir a costa brasileira até Abrolhos, depois Salvador e dai Fernando de Noronha.
De Noronha devemos seguir direto para as antilhas holandesas, passando antes por Trinidad, próximo a costa venezuelana.
Das Antilhas, em Bonaire onde pretendemos ficar alguns dias, seguiremos para o Panamá, onde deveremos cruzar o canal, entrando no Oceano Pacífico.
Mais pra frente eu volto a descrever com mais detalhes nossa rota.

Navionics com o Tutatis


A empresa NAVIONICS é a parceira do projeto.

Todas as cartas digitais necessárias para a viagem para uso com nosso equipamento de navegação foram fornecidas pela Navionics, fato que representa uma tranquilidade em termos de confiabilidade e precisão em nossas travessias. http://www.navionics.com/

O Barco

O projeto do Tutatis é espanhol, e suas linhas lembram muito os veleiros de regatas oceânicas.

O veleiro foi construído em Joinville pela empresa ILS Yatchs, tendo como responsável técnico a frente da construção Gunther Weber.
Infelizmente a ILS já na época que fechei o negocio, estava em dificuldades financeiras (eu não sabia), e isto foi determinante para o andamento do projeto, que chegou a ficar ameaçado de não sair do papel.
O contrato da construção do barco previa a entrega para Março de 2007, e dentro do cronograma que eu havia planejado, deveríamos ter iniciado a viagem em Novembro de 2007.
Apesar
 do pagamento antecipado da embarcação, a moldagem ( fase inicial da construção) iniciou-se em Abril – já um mês passado da entrega prevista.

Acompanhando o (des)enrolar da situação, propus até mesmo o cancelamento da compra, mas percebi que havia entrado numa armadilha, muito bem armada pelo experiente James Marin – presidente da empresa e sócio de um escritório de advocacia (nas negociações do barco eu era recebido nas suntuosas instalações dos advogados).

Finalmente em 29 de Junho de 2007, o barco foi transferido do estaleiro para o Iate Clube de Joinville, porem sem o mastro, eletrônicos e velas.

Ao indagar o diretor da empresa sobre o restante do material, este me informou que não tinha idéia da data de entrega.

Constatei que muita coisa não havia sido concluída também, e vim a descobrir mais tarde que a razão dessa transferência era em função da fabrica ter sido “despejada” das modernas instalações onde funcionava.

Houve necessidade de minha intermediação junto a fornecedores (velas, mastro e eletrônicos), para que tivesse o restante dos componentes entregues.

Houve necessidade inclusive do pagamento do frete do mastro (responsabilidade da fabrica).

Uma novela sem fim, travada agora com o pessoal de montagem, e depois de manutenção, com a constatação de inúmeros problemas de material, ma montagem e defeitos percebidos após o lançamento do barco nas águas do Iate de Joinville.
Vários itens importantes como motorização, sistema hidráulico e volante do leme tiveram sérios problemas, e tiveram de ser remodelados.

Em conversa com outros proprietários de RO 400 do mesmo estaleiro, vim a saber que eles também tem os mesmos tipos de problemas.

O navegador Silvio Ramos do Matajusi, que também se prepara para uma circunavegação, vem tendo problemas graves, semelhantes aos nossos com o mesmo barco.

A lista de consertos (incrível.. num barco ZERO!!) são grandes.
Hoje finalmente vejo que o fim desta novela esta próximo.
A poucos dias de zarparmos, nos apressamos em ajustar os últimos detalhes para a viagem.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Tutatis

"Por Tutatis" é como Asterix, personagem das histórias em quadrinhos invocava quando em conflito com os romanos. Tutatis segundo a mitologia é um deus celta da guerra (protetor dos grandes guerreiros). Escolhi este nome para o veleiro por tal personagem ter feito parte de minha juventude e quem sabe ele possa me proteger nas travessias pelos mares do mundo na viagem por que tanto tempo sonhei, e que desde alguns meses deixou de ser sonho e dentro em pouco se tornara realidade, dentre entre outros fatores por ter encontrado a maruja perfeita.Aqui postarei fotos, artigos, depoimentos e reportes ao longo do andamento do projeto e andamento da viagem.Àqueles que quizerem nos contatar deixarei o email para este fim.Antecipadamente agradeço sugestões e qualquer tipo de apoio.Zé e Sandra.