quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

San Blas, finalmente!

Esta postagem foi feita dia 25/02, porém refere-se ao dia 23/02, visto que naõ conseguimos conectar via radio ontem dia 24/02.
A noite foi tranquila, motorando ainda.
Nada de vento, e o mar parecendo uma tabua.
Durante meu turno da noite, refiz a navegação para chegarmos a um ancoradouro um pouco mais próximo de onde chegavamos e com isso antecipamos nossa chegada em quase meia hora.
Com isso nossa chegada iria se dar 40 minutos antes do nascer do sol.
Não faz bem pra saúde chegar a noite em lugares como estes, cheios de corais e armadilhas nas entradas das áreas protegidas.
Assim, reduzi mais ainda nossa velocidade de forma a chegarmos com a luz do dia.
Lindissima nossa chegada, e a medida que iamos passando as estreitas passagens entre corais e as ilhas, podiamos desfrutar das paisagens que vemos nas telas de cinema e capas de revistas de turismo alternativo.
Um show de luzes e de cores, coqueiros por todo lado, areia branquinha em contraste com a agua azul turquesa.
No ancoradouro que resolvemos fundear, tinham mais de uma dezena de veleiros, e procuramos fazer o menos barulho possivel pra não incomoda-los.
Após a chegada, gastamos algumas horas arrumando a bagunça que o barco estava depois da viagem de quase cinco dias.
feito isso, dei um merecido mergulho pra me certificar que ancora tinha agarrado firme.
Depois do almoço, montei o "mamutmo" (nosso dinguie), e fomos explorar as ilhas ao redor.
Agua limpa, muita vida animal e vegetal.
As ilhas que são vizinhas a nossa ancoragem são povoadas pelos indios Kuna. Logo uma canoa com um deles veio até nosso barco oferecer lagosta recém capturada. Muito encabulado mas também muito simpatico o indio alias.
Amanhã faremos os planos para o resto de nossa estadia em San Blas.
Z

San Blas, finalmente!

Esta postagem foi feita dia 25/02, porém refere-se ao dia 23/02, visto que nõ conseguimos conectar via radio ontem dia 24/02.

A noite foi tranquila, motorando ainda.
Nada de vento, e o mar parecendo uma tabua.
Durante meu turno da noite, refiz a navegação para chegarmos a um ancoradouro um pouco mais próximo de onde chegavamos e com isso antecipamos nossa chegada em quase meia hora.
Com isso nossa chegada iria se dar 40 minutos antes do nascer do sol.
Não faz bem pra saúde chegar a noite em lugares como estes, cheios de corais e armadilhas nas entradas das áreas protegidas.
Assim, reduzi mais ainda nossa velocidade de forma a chegarmos com a luz do dia.
Lindissima nossa chegada, e a medida que iamos passando as estreitas passagens entre corais e as ilhas, podiamos desfrutar das paisagens que vemos nas telas de cinema e capas de revistas de turismo alternativo.
Um show de luzes e de cores, coqueiros por todo lado, areia branquinha em contraste com a agua azul turquesa.
No ancoradouro que resolvemos fundear, tinham mais de uma dezena de veleiros, e procuramos fazer o menos barulho possivel pra não incomoda-los.
Após a chegada, gastamos algumas horas arrumando a bagunça que o barco estava depois da viagem de quase cinco dias.
feito isso, dei um merecido mergulho pra me certificar que ancora tinha agarrado firme.
Depois do almoço, montei o "mamutmo" (nosso dinguie), e fomos explorar as ilhas ao redor.
Agua limpa, muita vida animal e vegetal.
As ilhas que são vizinhas a nossa ancoragem são povoadas pelos indios Kuna. Logo uma canoa com um deles veio até nosso barco oferecer lagosta recém capturada. Muito encabulado mas também muito simpatico o indio alias.
Amanhã faremos os planos para o resto de nossa estadia em San Blas.

Z

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Muita calmaria.

Continuamos motorando desde ontem, sem parar um instante.
Se tem alguma coisa que confio neste barco 100% é o motor... impressionante a precisão japonesa do Yanmar.
Bem, o dia todo aproveitamos para descansar e ajeitar o barco do perrengue dos primeiros dias.
Cruzamos com alguns navios que navegavam na proa do canal do Panamá, e outros que cruzaram com a gente vindo de la.
Sempre temos que ficar atentos a isso, mas o radar ajuda muito.
Durante a noite, havia esquecido de relatar que vários peixes voadores vieram parar no convés, um a Sandra salvou, mas os outros só consegui retirá-los de manhã.
Almoçamos picadinho de carne com arroz e banana da terra grelhada - não sobrou nada.
Agora no final da tarde, devido o calor que fazia e a total falta de vento, resolvemos parar um pouco o motor, e demos um mergulho. Como a gente se sente minusculo quando ve a imensidão do azul da agua que esta por baixo da gente (estavamos a 3000 - tres mil !!! metros de profundidade). Uma mistura de extase e excitação com um certo receio por não enxergarmos o fundo, e as centenas de histórias que lemos sobre os vilões do mar - os tubarões.
O mergulho nos reanimou.
Falta pouco mais de 60 milhas (+/- 100 km) pra chegarmos, e deveremos estar aportando em Cayo Holandes (San Blas) amanhã as 11:00 GMT.
Ultimo minuto .. Ainda deu pra atualizar.. Quando terminei o texto, fui no cockpit ver se tudo estava em ordem e percebi que a linha de pesca estava puxando forte. Recolhi com dificuldade e adivinhe.. Um tubarão mordeu a isca.
Foi complicado tirar a rapala da boca do nosso amigo.
Mas no final tudo acabou bem, com foto e tudo.
Ele pra agua de novo e nos com nossa rapala. :)

Z

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Depois da ventania, a calmaria...

Passamos o domingo todo brigando com nosso corpo, tentando deixa-lo em orgulhosamente em pé.
Tarefa dificil. O mar muito grande, com ondas de tres a quatro metros estourando na popa, lavando nosso cockpit.
O vento pra "compensar" estava na casa dos 25 a 30 kt.. quem ficou alegre foi o gerador eólico, que não parou de trabalhar um minuto sequer.
Fomos premiados com uma apresentação de gala de um cardume de golfinhos que veio nos visitar.
Teve show de saltos com tuneaus e tudo.
Talvez pra compensar a pauleira do dia.
Veio a noite, e achei que o vento assim como o mar iriam se acalmar. Que nada!
Continuaram iguais a noite toda. Ou seja, ninguém da tripulação conseguiu dormir.
Peguei as cartas meteorologicas na manhã de hoje, e pude ver que hoje a previsão era o vento e o mar se acalmarem.
Dito e feito!
Por volta das 9:00 da manhã, o vento parou completamente e o mar foi acalmando-se.
Tivemos que a partir de então motorar.
Agora, (21:30 UTC) ainda estamos motorando, e pelo visto vai longe.
Faltando cerca de 180 milhas pra San Blas, calculo que deveremos chegar em se mantendo as condições, na manhã de quarta feira.
Hoje novamente os golfinhos nos visitaram.
Nada de peixe nas linhas.

Z

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Costa Colombiana - Batedeira

Mais uma noite "daquelas"... O vento apertou a noite, com uma média de 25 kt.
O mar também cresceu, com ondas grandes de todos os lados.
A meteorologia previa uma diminuição da intensidade do vento, mas acredito que o previsor não deu sorte.
Seguindo viagem, hoje ao meio dia chegaremos na metade do percurso.
Sempre sol de dia e super-estrelada a noite, pra compensar a ventania.
Atualizei o Sailtrack, então para quem quizer ver nossa posição basta entrar la, ou exercitar os neuronios plotando nossa posição no Google earth.
La vai : N 12 36 42 / W 73 39 00.
Nosso deslocamento continua entre 250 e 255 graus, com velocidade média de 7 kt.

Deveremos chegar em San Blas Quarta Feira de madrugada.
Bom domingo a todos.

Z

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Segundo dia na rota Curaçao/San Blas

Optamos por prosseguir direto para San Blas (Panama), pois estavamos animados com o fato de estarmos finalmente navegando depois de tanto tempo "estaleirado".
A noite foi bem ruim. Apesar do tempo estar bom, com céu estrelado, o vento estava (e continua forte - 20/25 kt).
O mar dessa região, pelo afunilamento das aguas do Atlantico, ficam parecendo uma lavadoura de roupa, com a superficie da agua em total e desencontrada agitação, tornando a vida a bordo muito dificil.
Nem eu nem a Sandra dormimos muito. Eu preferi ficar no conves, e dando uns cochilos de quando em vez.
Hoje cedo tomamos a proa de San Blas efetrivamente, pois a primeira proa na saida de Curaçao, foi quase norte,em direção a Republica Dominicana, para aguas mais profundas (tentando evitar a agitação das aguas, e procurando ventos mais fracos baseados nas cartas de vento).
Aparentemente funcionou, pois hoje de manhã esta um pouco melhor.
Jogamos as iscas na agua pra ver se fisgamos o almoço.
Nossa posição ainda não atualizei o site SailTrack, portanto, seguem as coordenadas pra quem quizer e tiver paciencia de fazer isso no Google earth - (N 13 19.973 / W 071 10.077), nossa proa atual é 240 graus com velocidade media de 7.5 kt, usando somente a genoa.
A atualização do blog que estão lendo, estou fazendo atraves do radio SSB/ email para o winlink (associação dos radio-amadores)- graças ao Miguel.
...
Z

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Zarpamos finalmente!

Levantamos ancora hoje as 7:00 horas de Curaçao.
Paramos na saida da baia, para tomar nosso café da manha.
Saimos na boca da Baia de Spanish Water em Curaçao as 9:26, com proa 300 graus que deixara Aruba a nossa esquerda.
O vento esta forte o dia todo, e o mar um pouco agitado, com ondas entrando pela aleta.
Fizemos nossa primeira refeição navegando, alias uma delicia - carne moida, arroz com castanha e passas e salada de alface.
Devemos passar a lateral de Aruba por volta de 23 horas quando decidiremos se iremos aportar ou seguir direto.
Amanha tem mais...

Z

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

E ainda dizem que marinheiro tem vida boa...

Hoje terça feira dia 16, ainda estamos "presos" em Curaçao.
Foram 16 dias de trabalho pesado, alias bem pesado.
A lista de consertos, instalações, adaptações e melhorias foram intensas.
Ontem finalmente navegamos um pouco quando saímos da marina onde ficamos este tempo todo (e o barco ficou estes quase 18 meses). Combinamos com o Louis (o holandes que esta nos ajudando a adaptar a bomba acoplada ao motor, que ira mandar pressão para o desalinizador), que o encontraríamos em Spanish Water - ancoradouro ao sul da ilha de Curaçao, e que ele reside.
A instalação da tal bomba virou novela daquelas chatas, intermináveis.
Hoje passamos o dia entre supermercado e barco, abastecendo o "Tuta" com suprimentos para os quase trinta dias que prevemos ficar afastados da civilização durante a viagem até San Blas (Panamá) e nossa estadia por la. A Sandra se desdobrou em encontrar lugar entre um paiol e outro do barco, mas no final coube tudo arrumadinho.
Com sorte e um pouco mais de boa vontade por parte do nosso acessor para water makers, amanha deveremos zarpar finalmente.
A partir de agora, as atualizações do blog e contato com a gente sera feita por meio do radio SSB, ou pelo Iridium.
Assim que tivermos noticias, publicaremos.
O album de fotografias - no lado direito da página, tem as ultimas imagens captadas pela Sandra, agora fotografa oficial da viagem, num tour que fizemos por Curaçao no final da tarde, em nossas bikes.
Z.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Curaçao - água!!!

Finalmente estamos na água! Ainda na Marina Curaçao com muito trabalho pela frente mas foi emocionante sentir o Tutatis balançando novamente.Definitivamente lugar de veleiro é na água e de marujos é à bordo...As bikes tem sido fiéis companheiras para todas as idas ao super mercado e lojas de materiais para reparos no Tuta.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Curaçao

Finalmente a bordo, mas no seco.
O barco esta sobre cavaletes, e muito trabalho a ser feito antes de ir pra agua.
Acreditamos que Quarta ou Quinta Feira deveremos fazer isso.