quarta-feira, 31 de março de 2010

Las Perlas

a viagem foi tranquila, e depois de tres horas sem vento, finalmente ele veio acompanhado de uma chuva leve que foi otima pra lavar o barco e refrescar um pouco.
Velejada de 7 nós com mar calmo.. ja haviamos esquecido como era isso.
Chegamos a ilha de Contadora - a mais agitada do arquipelago, com sol.
O local de ancoragem fica de frente a uma bela praia, cheia de casas de estilo bem variavel, do mediterraneo a castelos franceses... A tardinha quando descansavamos no cockpit, começaram a chegar inumeros barcos (imensos) trazendo o pessoal abonado do Panamá para o final de semana prolongado (semana santa).
Vamos explorar a ilha amanhã.

Zarpamos de Panama City

Ontem, Terça Feira acordamos bem cedo para irmos até o Iate Clube Flamenco abastecer.
Aproveitamos para fazermos uma rapida lavagem no barco, para tirar as "marcas" deixadas pelos cabos e pneus sujos que encardiram todo o barco.
Após isto aguardamos o agente que haviamos contratado para providenciar o atestado de fumigação do barco, documento necessario para entrada em Galápagos. O combinado era 9:00 hs da manha, mas o dito cujo apareceu muito tranquilo as 15 horas.
Como resultado, adiamos a partida para hoje, pois tenho receio da saida do Panama que é famosa pela quantidade de detritos nos aguardando na agua, e também não quero chegar a noite em Las Perlas - arquipelago Panamenho, que faremos uma escala em nossa viagem a Galapagos.
Estamos navegando ja tem duas horas, mas sem vento algum, usando nosso precioso diesel.
O tempo esta otimo, porem como disse zero vento e a água pra desespero da Sandra esta gelada (19 graus), em constraste com as aguas do Caribe, perto dos 27.
Deveremos chegar por volta de 15 horas (17 hs horario de Brasilia).

domingo, 28 de março de 2010

No Pacifico

Finalmente depois de muita burocracia, muita ralação, vai e vem interminável até a cidade a fim de prover o barco, recebemos a autorização para o cruzamento do canal.
Montada a tripulação necessária (são exigidos quatro tripulantes mais o capitão), graças a nossos queridos amigos Graciela e Oscar do "Zenitude" e do sempre disposto Steve do "Better days", deixamos a Marina Shelter Bay as 15:10, nos dirigindo até o ponto de econtro dos barcos que irão transitar o canal conosco - o lugar chama-se "Flats".
Mal chegamos já veio a bordo o funcionario da empresa que administra o canal que é responsavel pela navegação dentro das 39 milhas de todo o canal do Atlantico ao Pacifico.
Emiliano, foi o "advisor" que nos acompanhou na primeira etapa, que nos eleva por tres eclusas para mais ou menos 30 metros acima do nivel do mar, para que possamos navegar atraves do lago Gatun, até as outras tres eclusas que nos iraão baixar até o nivel do mar novamente, só que no Oceano Pacífico.
O transito é feito em dois dias, e por volta de 22 horas já estavamos amarrados a uma bóia no lago Gatum.
Passamos a curta e agitada (muitos navios passando no canal que provocavam marolas) e também a algazarra dos macacos que dormen na mata próxima a ancoragem.
Fora isso o pessoal do canal, o Fernando nosso próximo "advisor" embarcou quando ainda estavamos dormindo por volta de 5:50 da manha.
Navegamos por mais de tres horas nos meandros do lago Gatum, vendo paisagens lindissimas da mata panamenha.
Tudo correu bem, exceto no momento que nos desatamos dos outros barcos (São feitas jangadas de tres barcos, um atado ao outro lateralmente para se otimizar e viabilizar a passagem dos veleiros dentro do canal), um dos barcos ao qual estavamos atados foi de uma grosseria impar com a nossa tripulação, talvez pelo fato do barco ser maior que o nosso,  mas o fato é que indignou a todos.
Fato superado, comemoramos com champanhe a chegada ao Pacifico ainda navegando com destino a nosso ancoradouro, o Iate Clube de Balboa, nossa ultima parada em continente americano.

terça-feira, 23 de março de 2010

Colon /Panamá – 23 de Março

Estamos em Colon novamente. Na Marina Shelter Bay, entre muitos barcos com o mesmo objetivo: Pacífico!
Temos que finalizar o tramite legal para a permissão da travessia do Canal. Depois disso ainda temos alguns reparos à fazer no Tutatis e finalmente provisionar o barco para zarpar.
Tanto se fala e se especula em torno do transito do Canal que confesso estar sentindo um frio na barriga pois se tornou um verdadeiro mito entre os cruzeiristas.
As peças que estamos aguardando estão chegando dentro do cronograma esperado. E dessa vez estamos nos organizando mais tranqüilamente e  reservando um tempinho no dia para uma corrida ou uma pedalada pois temos que manter a forma para a nova etapa!

Sandra


Retorno a San Blas

Voltamos a San Blas,dia 7 de Março. No caminho ancoramos em Puerto Belo, para passar a noite. Uma ancoragem muito tranqüila, mas decidimos seguir na manhã seguinte bem cedo de volta à terra dos Kuna.Novamente mar grosso, vento entre 18 e 24 nós e ondas desencontradas nos fazendo sacudir como uma batedeira das antigas.Velejamos com a mestra e a genoa rizadas.Ancoramos em San Blas ao anoitecer,em Chichime Cays, que faz parte de Lemon Cays com dificuldade em agarrar a âncora, pois ventava muito forte, após a quarta tentativa conseguimos.O Zé mergulhou no escuro para nos certificarmos de que estávamos seguros antes de dormir.Foi uma noite agitada...
Depois de alguns dias rumamos para Coco Bandero aonde chegamos com muito sol e vento favorável.
Coco Bandero é outro conjunto de ilhas no "estilo" San Blas, entretanto, essas não são habitadas pelos índios o que nos deixou mais à vontade para circular entre elas. Conhecemos um casal de argentinos com cidadania australiana, do catamarã Zenitude,a Graciela e o Oscar.Inauguramos o novo bote ( Mamutmo)e em grande estilo e o Zé abriu nossa temporada de pesca caçando uma bela Garoupa de uns 7 kg!Esmerei-me entre moquecas improvisadas e molhos de maracujá e limão para celebrar o peixe que nos alimentou por cinco dias!E esses dias passaram... entre mergulhos,kilometros nadados,e o descanso mais do que merecido dos marujos!
De Coco Bandero, rumamos para East Lemon, no dia 15 de Março. O ponto forte de lá foi Dog Island, onde mergulhamos no naufrágio de um navio.
Reencontramos o Zenitude e com dor no coração, após alguns dias nos despedimos de San Blas, içando velas para voltar à Colon. Foi uma ótima velejada,com vento noroeste e nossa velocidade ficou entre 7.5 nós!
No caminho, ancoramos em Isla Linton para passar a noite. Era uma ancoragem mais do que agitada e por isso mal pudemos dormir...muito menos descansar! Nessa ilha vivem macacos, e dizem que são carinhosos ao encontrar com pessoas, mas quando percebem que estão de partida atacam e mordem as pessoas num gesto ofendido por estarem indo embora... sei lá, preferimos ficar longe dos macacos e cedo zarpamos para Colon.

Sandra

sábado, 6 de março de 2010

San Blas até Colon

O paraíso estava ótimo, mas o nosso inimigo watermaker voltou a atacar... problemas!
Fora isso nosso dinguie (o botinho de borracha), simplesmente começou a desmontar-se, abrindo praticamente todas as colagens. Assim tornou-se inviável permanecermos em San Blas, pela falta de mobilidade para descer nas ilhas e também para mergulhar em busca de peixe para as refeições.
Na postagem anterior havia esquecido de mencionar a razão de nossa ida antecipada a Colon.
Após a tentativa de ida, e retorno a Coco Bandero onde passamos o dia descansando, dia seguinte madrugamos novamente e saimos com destino a Colon.
Foram 3 horas no máximo de uma ótima velejada e depois quase 9 horas motorando ! :(
Chegamos na entrada do canal do Panamá bem tarde (22:00), e graças as cartas precisas, chegamos direitinho a marina.
Passamos quatro dias correndo atrás de solda, peças, dinguie e um novo motor pra ele.
Não paramos um momento só, e inclusive ja adiantamos a burocracia (e põe burocracia nisso), para nossa travessia do canal daqui a duas semanas.
Vamos voltar hoje para San Blas e passar uns dez dias por la, para de fato descansarmos um pouco destes quase quarenta dias de ralação no barco.
De lá voltaremos a escrever, mas sem fotografias, pois atualizando o blog via radio como o fazemos, não há como fazer o upload de imagens.
Confiram as novas imagens na lateral direita, todas tiradas pela fotografa oficial da viagem ! :)

Z

segunda-feira, 1 de março de 2010

San Blas

Incrível como o tempo passa e a gente nem se da conta.
Ja estamos nas ilhas a cinco dias, e nem percebemos.
Nadar, mergulhar, fotografar, consertar e arrumar a "casa" são nossas atividades. A gente acorda cedo, com o clarear do dia, pois a luz entra pela gaiuta junto com o ruido do mar, e quando o sol vai embora o sono vem junto.
Dentre nossas atividades, fomos até a ilha principal de Cayo Holandes onde estamos, a convite do chefe da comunidade que acabei acidentalmente fazendo amizade - o Victor.
Pudemos conhecer e fotografar um pouco da cultura e do modo deles viverem.
Fizemos algumas trocas, um repolho e tres beterrabas por um coco e uma penca de bananas..
No final de nossa visita, tivemos dois pedidos sui generis, o chefe sabendo que teriamos de ir a cidade (Colon) para resolver alguns problemas, nos pediu que comprasse um laptop para seu filho que vai para a escola no continente mes que vem, e pediu ainda que comprasse um celular, pois ele perdera o antigo.
A esposa do chefe - Elisa, pediu pra sandra pra que ela carregasse o celular no barco, pois eles não tem energia!
Não se fazem mais indios como antigamente..
Hoje cedo (segunda feira) resolvemos levantar ancora para irmos a Colon (11 horas de velejada).
Madrugamos, e quando saimos do conforto dos arrecifes, pudemos sentir o tamanho do mar que estava la fora.. com ventos de 20 kt pela lateral direita, na primeira onda, o tuta tomou um banho, e no mesmo instante fiz meia volta.
Não vi razão pra ter um desconforto de um dia inteiro, sendo que não temos pressa de chegarmos, então optamos para irmos a uma nova ancoragem - Coco Bandero Cays, ilhas mais lindas que as anteriores que estavamos.
Desabitadas, com areia branquinha e povoadas de coqueiros.. lindissimas.
O detalhe é que pra se navegar por aqui, tem que estar muito bem equipado com cartas, manuais e bons olhos.. senão entra-se direto nos corais, como muitos barcos e navios que vimos perdidos por aqui.
Z