domingo, 30 de maio de 2010

Segundo dia Marquesas - Tuamotus

Logo na saida de Tahuata percebemos que o mar apesar das previsões serem boas, estava agitado.
Esta historia de Pacifico, deve haver algum mal entendido... deveria chamar-se "Agitado"!
A noite foi bem ruim, muita bateção e nada de sono.
Hoje de manha, amanheceu nas mesmas condições, mar agitado, e vento sul - sueste com 15 kt.
Ja fizemos 120 milhas desde ontem.
Hoje conversamos com os barcos que estão dois dias a nossa frente, e eles nos disseram que deverão chegar amanha de manha a Tuamotus. Disseram ainda que deveremos pegar alguma chuva no caminho.
Pesquei dois atuns hoje de manha, mas os devolvi para a agua, pois a tripulação ja esta meio enjoada da carne do pobre atum.
Vamos torcer pra entrar algum outro tipo de peixe na linha...
Tudo bem a bordo e nossa posição é: S 11 08 , W 140 41

Z

sábado, 29 de maio de 2010

Adeus Marquesas...

Ontem a tarde levantamos ancora da baia de Hiva Oa.
Os últimas duas noites foram bem agitadas, com chuva e muita marola, oque não nos deixou descansar muito, razão pela qual antecipamos nossa saida.
Optamos por não iniciarmos a nova travessia até Tuamotus ontem, pois precisavamos de agua, e a agua na baia de Hiva Oa é muito suja pra funcionarmos o watermaker. Assim, navegamos até a ilha vizinha de Tahuata (duas horas navegando).
Hoje de manha depois de fazermos agua e alguns reparos no barco, zarpamos em definitivo com destino a Tuamotus.
Em principio programamos para aportarmos no atol de Toau.
Serão 4 dias e meio de travessia.
O tempo esta bom, apenas algumas chuvas esparças.
Nossos amigos do Zenitude e do Toroa, ja sairam ontem e falamos com eles pelo radio hoje para sabermos das condições da rota.
Amanha escreveremos novamente.

Z

terça-feira, 25 de maio de 2010

Fatu Hiva, a caminho de Hiva Oa

Passaram-se quase 7 dias desde nossa chegada a Fatu Hiva, e neste tempo perdemos totalmente contato via radio para podermos enviar e receber nossos emails e atualizações do blog, devido a condição geografica da ilha - a baia fica numa ex-cratera vulcanica, cercada de montanhas de pura rocha em torno de quase todo o perimetro.
Hoje deixamos Fatu Hiva onde nao existe posto da aduana, para podermos fazer nossa entrada em territorio frances em Hiva Oa.
Conosco estão navegando lado a lado o Zenitude, o Toroa e o Joule, barcos que fizeram a travessia do Pacifico em comboio.
Devemos chegar la a tarde.
O mar esta um pouco agitado, com ventos de até 18 kt, mas o dia esta muito lindo.
Quando chegarmos a Hiva Oa, pretendemos atualizar o blog e responder a todos os emails, com a conexao de internet que esperamos encontrar.
Todos bem a bordo.

Z

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Terra a vista!!!

Lindo final de tarde..
Finalmente estamos avistando Fatu Hiva.
Ambos nos emocionamos com a visão de terra depois de tantos dias sem ve-la.
Muito lindo o contorno da ilha..
Devemos chegar em mais tres horas.
Vencemos a travessia.

Z

Vigésimo dia

Valeu a força! O Zé conseguiu resolver nosso "problema"com o hélice que agora quero contar...nós estávamos SEM HÉLICE!O perdemos o terceiro dia da travessia a 3000m de profundidade, e somente hoje, bem no dia da chegada o mar finalmente deu uma trégua e foi possível o mergulho para colocar o hélice reserva.Agora voltamos a ter potência no motor o que será ótimo para nossa chegada a Fatu Hiva.Estamos a caminho!Fortes Emoções aqui no Tuta...

Sandra

Décimo Nono dia

Quase...quase...
Estamos próximos à terra novamente.
Por enquanto ainda só na vela!Caso não seja possível resolver o problema do hélice já combinamos com o Barry do Veleiro Toroa e ele irá nos ajudar na chegada.
Estamos bem, e ansiosos! O Zé venceu ( por pouco...) o campeonato de milhas diárias.
Nossa geladeira está ficando vazia e não vemos a hora de comer frutas frescas.
Mandamos notícias assim que chegarmos, deverá ser dia 19 de maio no início da noite em Fatu Hiva.
Nossa posição: S 10 11 W 137 39.

Sandra

terça-feira, 18 de maio de 2010

Décimo Oitavo dia

Dia de paz!O vento esteve entre 15 kt e o mar mais tranqüilo.
O Zé tentou um mergulho para o reparo no hélice mas a ondulação ainda não permitiu, tornando a operação perigosa.Amanhã tentará novamente.
Nosso destino nas Marquesas está decidido será Fatu Hiva
Hoje pela manhã arriscamos outra manobra e foi um sucesso.Baixamos a Main e a Genoa e içamos a Gennaker.Na hora H claro que a escota enroscou no motor de popa do bote e quase me levou o dedão, mas finalmente tudo certo e ela se encheu linda e gorda como um balão!Com essa vela e o vento no través para popa o dia foi tão sossegado que pude até fazer pão...a gente se acostuma a depender do motor para as manobras mas com certa prática e habilidade é possível trabalhar apenas com as velas como faziam os antigos.Só não estamos nada animados à fazer a aproximação de Fatu Hiva apenas à vela...daí já será demais.Então amanhã contamos com a energia positiva de vocês para o reparo no hélice!

Nossa posição: S 09 07 W 134 59
Faltam APENAS 227 milhas!

Sandra

domingo, 16 de maio de 2010

Décimo Sétimo dia

Maravilha...dois atuns fisgados pelo Capitão!Um ontem a noite e outro hoje no final da tarde.Estamos garantidos por dias.Confesso que na próxima pescaria gostaria mesmo que fisgassemos uma pizza Caprese da Pizzaria Dom Carmino!Que saudades!!
Hoje o mar novamente nos deu uma trégua.Foi um dia mais tranqüilo.
Um navio cargueiro de bandeira alemã cruzou nossa proa,o Zé fez contato pelo rádio e soube que estavam indo para o Japão.Perguntaram se estávamos precisando de algo.Não avistávamos outra embarcação ha 11 dias.
Alguns veleiros da flotinha que partiu de Galapagos já está chegando nas Marquesas, alguns em Hiva Oa outros em Fatu Hiva.Ainda estamos resolvendo para onde vamos.Temos feito contato via rádio pela rede "Pinguin Net", duas vezes ao dia.
Nossa posição hoje: S 08 11 W 132 55

Talvez possamos chegar na terça-feira, se o vento e o mar ajudarem.
Tudo ok à bordo.

Sandra

Décimo Sexto dia

Mais uma tragicômica...na madruga um peixe voador investiu com tudo e acertou o estofado a menos de meio centímetro da minha orelha! Pânico...depois do grito voei eu para um lado e ele para outro.Tadinho do torpedo, o encontramos horas depois em um canto da nossa cozinha com escamas para todos os lados.
Nessa manhã nos aventuramos numa manobra radical e ensaiada e içamos a vela grande ( Main) finalmente.Mesmo sem o motor aproveitamos a energia das ondas e é claro que na hora H o cabo ( escota) engatou nos degraus do mastro( é o Murphy de novo), mas no final deu tudo certo.
O vento chegou aos 30 kt e após algumas tentativas o Zé conseguiu trimar as velas num ajuste que nos deu muito mais estabilidade usando a Grande e Genoa rizadas.O Tutatis ainda está pulando e batendo, mas muito menos que antes.

Nossa posição : S 07 12 W 130 26
Faltam aproximadamente 515 milhas!
Estamos mais animados com esse acerto nas velas depois de tantos dias chacoalhando!Tudo bem conosco.

Sandra

sábado, 15 de maio de 2010

Décimo Quinto dia

Temos duas novidades, uma boa e outra ruim...
A boa é que um dourado pegou nossa isca e foi fisgado pelo Zé!Era pequeno e rendeu duas porções hoje ja preparei a primeira e estava ótimo.A comida é o levanta moral do barco nessas horas e mesmo com dificuldade temos caprichado.
A ruim é que o mar cresceu muito novamente.Incrível, um dia de folga e hoje ao amanhecer o vento apertou de novo e com ele voltaram as ondas grandes e atravessadas.Em volta, tudo bonito, nenhuma formaçao no céu, dias claros ,e cara de bom tempo, isso é o que mais impressiona.
Nossa velocidade média caiu pois estamos saindo da faixa de correntesa favorável que vinha ajudando bastante.
Estamos bem.Nossa posição : S 06 30 W 128 13
Sandra

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Décimo Quarto dia

O mar está um pouco mais calmo, as ondas ,agora em torno de nove pés nos deram uma noite um pouco mais sossegada!
O vento permanece sueste em 15 a 18 nós.Mas a grande surpresa mesmo permanece sendo a condição climática dessa travessia.Todos os relatos a apontam como uma das mais tranqüilas do mundo nessa época!Estamos curiosos pra saber se é mesmo ano de El Niño, ou reflexo de alguma agitação vinda do sul ou se é mesmo a conta que a natureza está pagando pelo super aquecimento global.Enfim,aqui estamos e faltam "apenas"mais uns seis dias.
Fechamos a panificadora até o mar melhorar e o Zé tem nos garantido com deliciosas panquecas! Tudo sempre tem um lado bom...
Os peixinhos voadores voltaram a aparecer a mil por hora aqui ao nosso redor.Agora aguardamos os peixões voltarem a aparecer nos nossos anzóis!
Nossa posição: S 05 39 W 124 58
Estamos bem!

Sandra

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Décimo Terceiro dia

Já percorremos dois terços da travessia!
Infelizmente o mar continua muito agitado e as ondas entre 9 e 12 pés.Por isso não ha condições de resolvermos o problema do hélice e assim continuamos sem potência no motor.Mantemos nossa velejada apenas com a genoa pois qualquer mudança de vela nessas condições de mar e sem motor pode ser muito arriscada.
Nossa velocidade média tem sido entre 6 e 7 nós.
Acabaram as frutas e vegetais frescos, daqui pra frente vamos consumir as compotas, frutas secas e oleaginosas!
Estamos bem, com saudades dos pinheiros e friozinho da nossa terra querida.
Nossa posiçao: S 05 05 W 122 47

Sandra

terça-feira, 11 de maio de 2010

Décimo Segundo dia

Estamos ainda balançando sem parar...parece que o Tuta está numa máquina de lavar roupas com espuma de sabão e tudo que tem direito!
O vento ontem chegou a 30 kt, e vamos mantendo nossa velejada apenas com a Genoa rizada na maior parte do tempo.
Tarefas simples tem sido tão difíceis que chegam a ser tragicômicas.Ontem ao cozinhar, enquanto segurava uma panela com uma das mãos e me agarrrava para não cair com a outra, uma outra panela escorregou, bateu numa tabua , que bateu num talher que pulou numa tigela onde estavam os ovos e claro um pulou no chão!Com o balanço, em segundos o nutritivo ovinho entrou por todas as frestas possíveis do assoalho invadindo os paineiros.Por isso brincamos que o Murphy está sempre alerta por aqui! Sempre ha uma probabilidade do mais improvável acontecer pra quem está a bordo num mar tão agitado!
Estamos bem, aguardando uma possível melhora prevista para quinta-feira.
Nossa posiçao: S 05 04 W 119 41
Singradura de hoje: 153 milhas.Pelas nossas contas faltam aproximadamente oito dias!

Sandra

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Décimo Primeiro dia

Estamos bem, sem novidades à bordo.
O tempo continua bonito mas o mar muito grande e agitado.
Temos velejado a maior parte do tempo ainda com a Genoa rizada para tentar o mínimo de conforto.
Muito cansaço pela dificuldade em dormirmos nos últimos dias.
Já passamos da metade da travessia e agora em contagem regressiva!Pelos nossos calculos chegaremos à Hiva Oa na quarta-feira da próxima semana.
Nossa posiçao: S 05 03 W 117 01
Já percorremos 1630 milhas no total
Durante todos esses 11 dias,avistamos apenas algumas aves, golfinhos ,um avião e um veleiro que cruzou nossa popa.Mais nada!
Ao nosso redor estão apenas os peixinhos voadores que nos divertem com seu jeito engraçado de nadar voando pelas ondas.

Sandra

sábado, 8 de maio de 2010

Nono dia

O Pacífico parece não ser mais o mesmo de tantos relatos que nos incentivaram à fazer essa travessia!
O mar está agitado e confuso , com ondas grandes vindo no mesmo sentido do vento o que faz o Tutatis atravessar a todo momento.
Continuamos só podendo usar a Genoa para velejar uma vez que o mar não se acalma para o Zé consertar o hélice.
As noites tem sido bonitas e muito estreladas e perto das 3h, no meu turno vejo a lua minguante como um largo sorriso amarelo dizendo que tudo vai melhorar.
Felizmente não está mais chovendo e o bom humor está à bordo ajudando a superar as dificuldades.
Nossa posição: S 04 22 W 112 34
Já percorremos 1360 milhas e estamos chegando perto da metade da travessia!

Sandra e Murphy( o cara está firme aqui conosco ,não brinca em serviço e é participativo como ninguém hehehehe)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sétimo dia

O mar está picado de novo...que batedeira!
Estamos com um probleminha no hélice e por isso só estamos velejando com a Genoa para evitar as manobras que necessitam da potência do motor para a troca de velas.
O tempo está bom e a todo momento cai uma chuvinha fina que ajuda a manter o barco relativamente limpo.
Nossa posição: 03 47 S - 108 17 W
Percorremos 143 milhas e nossa velocidade média está em 6 kt.
Tudo bem à bordo.
Sandra

Sexto dia

O swell diminuiu e nossa vida voltou a melhorar com uma rotina mais confortável à bordo.
Voltamos a navegar com a gennaker em boa parte do dia e com ela rendemos bons 8 kt de velocidade media.
Ontem a tardinha o Zé fisgou um belo atum de uns 9 kg que deu muito trabalho pois era bom de briga! Mas no final se rendeu ao Capitão e hoje já foi pra panela.O atum do Pacífico tem um sabor bem forte, a carne é super vermelha muito rica em ferro e boa gordura mas não dá para exagerar na dose pois enjoa rapidinho.Temos preferido a carne do dourado e do wahoo que são mais suaves.
Nossa posição: S 03 40 - W 106 07

terça-feira, 4 de maio de 2010

Quinto dia

Noite mal dormida devido a batedeira que estamos.
O vento continua vindo de Sul/Sueste com 10 a 15 kt, mas o mar totalmente confuso, com ondas quebrando no costado de boreste.
Muito chata a travessia nesse ponto.
Nada de peixe, o que obriga nossa mestre cuca a se desdobrar na criatividade.
Mas devo dizer que nunca comi tão bem. :)
Pra quem nos acompanha no google, ai vai a coordenada de atual S 03 05 W 102 50, proa 246 velocidade de 7 kt.
Pela nossa estimativa, a manter-se o vento, deveremos chegar nas Marquesas em mais treze dias.

Z

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Quarto dia

Durante a madrugada acabou nosso conforto!Entrou um swell e estamos navegando novamente com a vela mestra e a genoa, rizadas para segurar a velocidade e com isso termos mais estabilidade.Interessante,mas numa travessia tão longa a velocidade não conta tanto quanto o conforto, pois com o barco muito adernado tarefas simples ficam difíceis e afinal de contas ainda temos muito mar pela frente...
Nada de pescaria por enquanto.Estou incrementando o cardápio com grãos para manter nosso nível de proteína na dieta.
Nossa posiçao : S 02 32 W 100 00
Ontem fechamos 154 milhas e estamos quites no quadro de apostas diárias que montamos no painel.O vencedor terá seu prêmio em Hiva Oa!
Estamos bem, embora com sonooooo...
Sandra

Terceiro dia

Após o horario do radio, começou novamente o vento que durou o dia todo de ontem e mais hoje até o momento.
Foi uma bela velejada, e chegamos a usar a Gennaker o dia todo, com velocidade média de quase 7kt.
Avançamos quase 500 milhas desde nosso inicio.
O tempo tem estado muito bom, mar calmo e vento constante.
Tudo perfeito exceto os peixes que nos esqueceram, pois desde nossa saida a tres dias nenhum visitou nossas iscas! :(
Para quem quizer conferir nossa posição no google... S 02 11 W 098 27
Tudo bem a bordo.

Z

sábado, 1 de maio de 2010

Segundo dia

De hoje até nossa chegada em Hiva Oa, Marquesas, vou mencionar o titulo da postagem do blog como segundo, terceiro, quarto dia e assim por diante.
Após nosso horario de radio com a "Pinguim Net", nossos companheiros de travessia, começou a soprar um otimo vento de Sul/Sudeste que nos possibilitou um grande dia de velejada.
Fizemos 138 milhas no primeiro dia, e por muitas horas mantivemos 8 kt de velocidade.
De vez em quando uma chuva fina refrescava a gente.
As linhas de pesca apenas deram banho nas iscas, pois nenhum peixinho se arriscou a mordisca-las.
A maior parte dos barcos do grupo estão bem a nossa frente, ja que sairam muitas horas antes da gente.
Estamos próximos de 4 barcos e durante o dia pudemos avistar um deles bem ao nosso lado.
Durante a noite o vento acalmou, e tivemos que motorar novamente, assim como o estamos fazendo agora, pois o vento simplesmente parou.
Acredito que teremos chuva no caminho hoje, e de acordo com o contato com nossos companheiros a pouco, todos estão nas mesmas condições.
Ontem teve bolo de banana, delicioso por sinal, numa tentativa de aproveitarmos as bananas que estão amadurecendo rapidamente.

Z