terça-feira, 29 de junho de 2010

Fakarava - Toau (novamente) - Apataki

Conforme o relato de nosso convidado Luiz, na postagem anterior, permacemos em Fakarava mais alguns dias para que ele pudesse conhecer a aproveitar um pouco da beleza deste atol.
A chuva e mau tempo impediram que fossemos ao lado sul de Fakarava, pois haviamos definido um planejamento da estadia do Luiz, ja que ele havia definido a data da partida e o local.
Assim que o tempo melhorou, zarpamos para Toau novamente, pois a ancoragem além de excelente, tinha muitos points de mergulho com fácil acesso.
A velejada foi ótima, e novamente no caminho fisgamos outro Wahoo que nos alimentou por três dias.
Os dias em Toau "voaram", entre mergulhos com e sem tanque, nadadas e caminhadas.
O vôo do Luiz de volta a Papeete sairia de Apataki, atol próximo a Toau.
Madrugamos no sábado de forma a chegarmos no passe na hora da troca da maré, período que se recomenda entrar e sair dos passes.
A entrada que parecia tranqüila, a partir do meio do caminho tornou-se tensa, pois a velocidade da maré saindo chegou a 3,5 kt, deixando o barco com pouco comando de leme, meio que escorregando para os lados, onde varias cabeças de coral o aguardavam.
No final tudo deu certo, e entramos na lagoa sem maiores problemas.
Do passe seguimos para a ancoragem do outro lado da lagoa distante 10 milhas, onde fica a marina que pretendíamos fazer a manutenção do leme.
O Luiz ainda pode desfrutar um pouco da ancoragem e do visual da ilha.
Dia seguinte cedo, levantamos ancora e seguimos para a vila, onde fica o aeroporto de onde ele iria embarcar.
Aproveitando o bom vento, içamos a Gennaker e fizemos uma bela velejada de despedida.
A ancoragem em frente a vila e a ida de bote até o aeroporto foram bem tensas, pois o tempo começou a virar, com ventos que aumentaram muito, e a correnteza que tentava levar o Tutatis para cima dos corais.
Mas deu tudo certo, e nosso convidado chegou a tempo para o embarque no grande aerporto de Apataki ! :)
Detalhe - ele era o único passageiro à embarcar!
A volta para o ancoradouro foi longa, pois o vento aumentou ainda mais e soprando em nossa proa.
Foi preciso motor e vela pra chegarmos a marina novamente.
Mal ancoramos e o mundo desabou!
Desde anteontem até hoje, muita água e muito vento sem parar.
O barco ficou vazio sem a presença de nosso amigo.
Agora estamos vivendo o dilema de tirar ou não o barco da água para o conserto do leme.

Z

Hora da partida ( do Luiz )

27/06/2010
Estamos velejando até o aeródromo de Apataki, donde seguirei pra as conexões em Rangiroa, Papeete, Ilha de Páscoa, Santiago, São Paulo e finalmente Curitiba. Serão 56 horas de vôo + aeroportos, mas valeu a pena: nunca vi um fundo de mar tão transparente, tantos corais, tantos tubarões, tantos eteceteras.
Foram 11 dias inesquecíveis na Polinésia Francesa, a bordo do Tutatis e mimado pela Sandra e pelo Zé. Até nos faz esquecer a falta de gasolina, laranja, limão, supermercado, internet, telefone... (mas até baguete quentinho existia em algumas ilhas).
Foram períodos de sol, de chuva, de vento, de calmaria, de mergulhos, de bate-papos interessantes, de refeições deliciosas no Tuta e de planejamentos diários pelo capitão Zé. Algo que as 2000 fotos me lembrarão quando a memória pestanejar. Trago de volta, sem usar, 3/4 das roupas que levei, afinal eu só devo ter vestido camiseta nas duas descidas às ilhas para jantar (Fakarava e Toau). Até um livro eu li (da biblioteca do barco), coisa que eu não fazia há uns 15 anos!
Fica aqui meu agradecimento à acolhida querida e desejo aos velejadores tantos locais paradisíacos como este ao longo do percurso restante.
Bons Ventos!
Luiz Renato

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fakarava, um dos atóis de Tuamotus

Um estranho no ninho:cheguei (Luiz Renato) de visita ao casal Z&S dia 17.O6.
Tutatis me pegou a 30 metros do aeródromo e pouco depois já estávamos mergulhando entre garoupas, tubarões, caranhas e centenas de peixes coloridos de coral. Água a 28 graus, cristalina, fundo intacto e colorido. Presente para quem mergulha há 38 anos no sul do Brasil, onde as eventuais temperaturas abaixo de 18 graus são fatais aos corais.
Na sexta, o Tutatis pegou o primeiro dia de chuva deste ano (ancorado). Este atol, o terceiro em tamanho do mundo (lagoa central com 60 x 25km), com 248 habitantes em Rotoava, 17 veleiros nestes dias,tem uma baguete matutina muito gostosa, 2 hotéis bem típicos, um vôo diário para Papeete (400 km), sem frutas, sem gasolina.
No sábado, os kids nativos emborcaram (brincando)o dingue "Mamutmo" enquanto Z&S foram ao mercado. Uma hora depois, tudo funcionando novamente. Jantamos com o Oscar e Graziela (Zenitude) no Teanuanua, `a luz de tochas, servido por polinésio de sarongue, muito gostoso e tipico(o ambiente e a comida claro...).
Hoje (domingo) enquanto o Z&S assistiam Brasil 3 x 1 C Marfim num hotel, eu fui mergulhar (com uma operadora local)na passagem norte do atol (131 fotos). Depois tentamos seguir (com o Tutatis) para a passagem sul, mas o forte vento contra nos obrigou a retornar, para que não chegássemos à noite.
Vou encerrar por hoje, com um aroma delicioso vindo da cozinha...o que teremos para o jantar?
Como dizem os owners, tudo bem por aqui.
Luiz Renato

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Toau / Fakarava

O tempo passou muito de pressa e mal nos demos conta que ficamos uma semana em Toau.
Passamos os dias mergulhando, nadando ou fazendo snorkeling e tambem explorando as praias do atol com nosso bote.
A cor da agua dentro do atol, muda de acordo com o movimento da maré durante o dia.
Passa de azul, para azul escuro e roxo com areas em turquesa.
A quantidade de garoupas que passeiam entre as cabeças de coral é absurda.
Garoupas de todos os tamanhos e variedades desfilam sem medo. Parece que elas sabem que ninguem vai importuna-las porque portam a ciguatera.
Outro dia, depois de uma longa conversa com o Gaston ( dono do restaurante da ilha ), quando ele me mostrou um livro polinesio com as variedades das garoupas que poderiam ser consumidas, resolvi ir atras de nosso almoço.
Em meia hora de mergulho, identifiquei mais de meia duzia de peixes que poderiam ser arpoados.
Dentre estes, uma garoupa de uns 8 kilos...
Apos arpoada, subi a superficie recolhendo o cabo que prendia o arpao na arma, com o peixe arpoado...
Mal cheguei a superficie, vi surgir do nada meia duzia de tubarões galha branca enormes, circulando minha presa.
O maior deles se aproximou mais e numa só mordida cortou ao meio a garoupa ( vi a parte da cauda caindo no fundo ), e saiu levando o peixe e meu arpão. Fui rebocado por uma boa distancia até que o arpao se soltou (virou um "U").
Fiquei pensando se meu braço ou perna estivessem no caminho...
Muita adrenalina.
Perdi a vontade de caçar repentinamente!
Dia seguinte fizemos um mergulho com tanque com o pessoal do "Soggy Paws", veleiro de bandeira americana.
Maravilhoso mergulho alias, entre canyons e precipicios submarinos, napoleões e "nemos" brincando de esconde-esconde nas anemonas gigantes.
Ontem resolvemos levantar ancora de Toau, para conhecermos outro atol - Fakarava.
Saimos de madrugada, para entrarmos no horario correto dentro da lagoa.
Outra hora explico melhor essa coisa de hora correta para entrar na lagoa!
Chegamos a Fakarava 13:30 e ancoramos em frente a vila, ao lado do Zenitude, nossos amigos argentinos, de baixo de um aguaceiro.
O atol é muito calmo, e lindo como tudo aqui.
Hoje pela manha ja tinhamos programação - fomos visitar uma fazenda de perolas com nossos amigos do Toroa - Berry e Marie Anne (Autralianos) e o casal Zenitude - Oscar e Graciela.
Muito intrutiva a visita.
Durante a semana iremos explorar melhor a ilha.

Z

sábado, 5 de junho de 2010

Toau

Já descansados e recuperados da pior experiência que tivemos estamos curtindo muito Toau.
A vida já achou seu ritmo e por incrível que pareça as vezes não sobra tempo para fazer tudo que gostaríamos!
A comunidade de cruzeiristas logo se agrega e de repente temos compromissos sociais todo final de tarde. Ou rola um happy hour num dos veleiros onde cada um leva sua bebida e alguma comida para repartir, ou festas em algum local da ilha onde cada um leva um prato de típico de seu país.Muito divertido, como estamos todos distantes de nossos países em pouco tempo todos fazem amizade daquelas que parecem de anos.Trocamos experiências e ninguém está preocupado com o que fazem, trabalham, possuem ou quanto ganham na sua "vida real", mas apenas se fala sobre a vida à bordo que é o ponto em comum de todos.
Fizemos dois mergulhos de scuba que foram absolutamente fantásticos. A visibilidade é difícil de descrever, é um verdadeiro paredão que desce muito íngreme no azul profundo.Grande diversidade de peixes , plantas e corais, finalmente vi os peixes palhaço brincando nas anêmonas, uma graça!
A caça submarina é difícil. Aqui é muito comum a Ciguatera ( doença adquirida por consumo de peixes que a portam) e assim o Zé tem que cuidar muito no que atira e fica limitado. Para nadar é um show, tenho de cuidar para não esquecer de respirar pois me distraio com os peixinhos.
Trouxemos um cacho de bananas que amadureceram e viraram tortas e ainda temos muitas mangas que colhemos nas Marquesas, por aqui não ha nada de frutas ou vegetais para colher ou comprar, então vamos ficando enquanto temos comida à bordo...

S

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ancorados em Tuamotus

Hoje por volta de 5:00 horas da manha avistamos as luzes de Toau, e entramos no ancoradouro 6:15.
A ancoragem é fantastica, totalmente protegida, com agua limpissima praias de ambos os lados com areia branquinha e muitos coqueiros, exatamente como nas propagandas.
Estamos exaustos e vamos tratar de descansar antes de arrumarmos a bagunça que o barco virou.
Amanha escrevermos mais sobre a ilha.

Z

terça-feira, 1 de junho de 2010

Terceiro dia.

Ontem foi um dia que queremos esquecer em nossa viagem.
Acredito que o pior que tivemos.
O mar muito grande e ventos que chegaram a 50 kt.
Desde cedo tivemos que baixar todos os panos e motorarmos apenas com a storm jib.
Estamos fazendo isso ate agora.
O mar acalmou um pouco mas o tempo esta pessimo, com chuvas intermitentes e ondas que quebram no conves a todo instante.
Um exercico de paciencia.
Devemos chegar a Toau amanha cedo (7:00 local, 15:00 brasilia).
Nossa posicao : S 14 53 , W 145 09

Todos bem a bordo.

Z