quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fiji

Após a burocracia de entrada, fomos conhecer a vila próxima a marina onde estávamos.
Muito indiano, muita confusão no pequeno mercado e pelas ruas e calçadas cheias de lojinhas de varejo.
Um pedacinho da Índia...
Optamos por mudar de marina no dia seguinte, pois a "Copra Shed" marina era bem mais atraente, com banheiros limpos, lavanderia, bar-restaurante e outras facilidades, por apenas mais USD 0,5 por dia.
Aproveitamos nossa estada para ajeitarmos o barco, e tentar achar a pane do piloto automático.
Infelizmente devido a burocracia de Fiji (três dias úteis para expedição da "cruising permit" ) e a nossa curta disponibilidade de tempo, tivemos que optar entre conhecer um pouco mais de Fiji ou Vanuatu.
Optamos por Vanuatu que ja é bem mais perto de nosso destino Austrália.
Zarpamos Quarta feira cedo, e por entre os canais que nos levariam a saída do arquipelago de Fiji, pegamos um mar bem agitado com vento de 20kt em nossa proa. Levamos o dia e a noite toda velejando/motorando nestas condições até que pudéssemos estar em mar aberto.
O segundo dia foi bem melhor, apesar do pouco vento fizemos 130 milhas.
São 680 milhas entre Savu Savu e Port Vila em Vanuatu, nosso destino.
Esperamos chegar Segunda Feira.
Nossa posição atual é S 18 45 / E 176 01 , e estamos bem
Z

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Chegamos em Savu Savu

Realmente o Pacifico nos deu um refresco.
Foi uma passagem tranquila - balançante, mas tranquila.
Chegamos na marina (com a ajuda do Luiz via email) as 12:30.
Depois de 4 horas de burocracia legalizamos nossa estada na ilha, ajeitamos o barco, jantamos e desmontamos na cama.
O final de semana sera de exploração das arredores.

Z

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Samoa - Fiji

Estavamos ha dias observando a meteorologia, aguardando uma janela para partirmos para nosso próximo destino, que em principio seria Vavau (Tonga) ao sul de onde estamos, e depois seguiriamos a Fiji.
Finalmente apareceu a dita janela, porém o vento e o mar estavam soprando de Sul, e a bem de nosso conforto optei por seguir para Fiji, com paradas previstas para Wallis e Futuna antes.
Previmos sair domingo de madrugada, e 4 da manha acordamos com muita chuva e resolvemos ficar na cama mais um pouco...
Saimos da marina por volta de 10 da manha, com um belo sol, ajudados pelo pessoal do Zenitude.
Tudo ia bem, até duas horas apos nossa saida, quando repentinamente nosso piloto automatico deixou de funcionar.
Fiz todos os cheques possiveis pra descobrir a razão da falha.. Cheguei a conclusão que o controle do piloto automatico que fica no painel de comando no cockpit, devido a umidade (má instalação), entrou em curto.
Cinco dias sem piloto, numa travessia nesse "Pacífico" nos desanimou a prosseguir. Fizemos meia volta e pegamos o mar de frente..iriamos demorar mais de 5 horas pra voltar o que fizeramos em duas!
Nesse caminho, voltei a quebrar a cabeça, tentando isolar o painel de comando, e consegui faze-lo, dando os comandos pelo controle remoto (sem fio).
Após avaliarmos os prós e contra, optamos por prosseguir pra nosso destino.
Meia volta novamente e Fiji na proa!
O vento e mar estavam exatamente o que as cartas de previsão apontaram, e achamos melhor não fazermos paradas intemediarias, seguindo direto pra Suva Suva em Fiji.
Estamos navegando ha 72 horas, e por incrivel que pareça, estamos tendo uma ótima viagem - apenas o piloto automatico cai de vez em quando, provavelmente por algum impulso elétrico causado pela variação de tensão no circuito do barco.
Mas mesmo assim melhor que levar o barco na mão o tempo todo.
No segundo dia de navegação, fisgamos um Wahoo que virou estoque de uma semana de carne.
Alias, tanto eu quando a Sandra estamos meio "enjoados" de peixe - quem diria?!
Culpa de nossa estada em Suwarrow onde pescavamos todo dia, e comiamos peixe, carangueijo e lagosta todo dia.
Estamos prevendo chegar a Fiji amanha de tarde. Meio confuso falar em data, pois exatamente em Fiji passa o meridianos de mundaça de data, o que nos fará avançar um dia em nosso calendario, ou seja, amanha não sera mais amanhã, mas sim depois de amanhã. Vá entender!
Pra quem quizer acompanhar nossa posição : 16 06 S / 177 56 W.

Z

domingo, 19 de setembro de 2010

Apia - West Samoa ( mudamos de destino...)

Mudamos nosso destino de Pago Pago ( Samoa Americana) para Apia ( West Samoa),pois a encomenda que estávamos aguardando para buscar em Pago Pago ainda não estava disponível e não tinha nenhuma previsão de chegada portanto prosseguimos para Apia pois havíamos recebido boas referências do local.
Marina após seis meses!Que maravilha: água e energia à nossa disposição depois de tanto tempo.Fica difícil não nos censurarmos ao abrirmos uma torneira ou acendermos a luz...
Estávamos absolutamente carentes de provisões e aqui encontramos tudo que precisávamos embora os super-mercados sejam empoeirados e ofereçam pouca variedade de produtos os preços são muito melhores que na Polinésia Francesa.
Os homens aqui usam saias!Alguns usam sarongues amarrados na cintura mas outros usam saias de alfaiataria mesmo, com zíper e barra feita!São homens fortes de compleição bem grande,na maioria tatuados e de saia.Vimos casais em que a mulher vestia calça comprida e o homem vestia seu saiote.
A chuva não nos permitiu explorar melhor a ilha mas estivemos num dos hotéis tradicionais para um jantar com comidas típicas e apresentação de dança.Além de peixe,apreciam carne suína além de frango e carne bovina.Os acompanhamentos são super variados e adorei um prato feito com polpa de côco cozida na folha da árvore da fruta pão.Também comemos um prato de mamão cozido com molho de côco muito exótico e saboroso.A dança tem coreografia diferente da Polinésia embora o ritmo musical seja bem parecido.Os movimentos femininos exploram mais as mãos e menos os quadris e também esbanjam sensualidade, os masculinos são movimentos vigorosos que lembram movimentos de luta e os rapazes realmente deram um show!
Tivemos um episódio bem engraçado.Fomos surpreendidos numa manhã por um oficial da alfândega que veio para fazer uma vistoria no barco, e quem era o policial encarregado? Um cão! Sim, um labrador fofo que usava botinhas e colete da polícia.Achamos tudo lindo até a primeira sacudida em cima de nossa cama...farejou tudo procurando por drogas e como estávamos “limpos” ainda nos deu uma lambida na saída!
Demos uma boa geral no barco, tudo limpo e pronto para a próxima.

Sandra



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Foi dificil.. mas partimos de Suwarrow

O barco ja estava com musgo no casco, sinal que ja deveriamos ter partido a mais tempo.
Falando em tempo, estavamos aguardando melhoria do tempo ja há cinco dias.
Finalmente ontem a noite os boletins meteorologicos davam uma tendencia a melhoria e hoje pela manha se confirmou.
Levantamos ancora as 10:00 hs (17:00 hora de Brasilia), e com dificuldade saimos pelo passe que tinha correnteza de 4 kt e ventos contra de quase 30 kt.
Foi molhado e batido, mas no final tudo certo.
Agora estamos navegando na proa de Pago Pago (Samoa Americana), onde deveremos chegar em tres dias.
Tudo bem a bordo.

Z

sábado, 4 de setembro de 2010

Suwarrow_ Cook Islands

Correção da correção...Suwarrow,é esse o nome de uma das nossas maiores surpresas em toda a viagem!
Já estamos aqui ha doze dias,o barco já tem algas no fundo do casco reclamando para velejar.Encontramos rapidamente a doce rotina da vida na exuberância desse pedaçinho de terra no meio do Pacífico.
Na manhã seguinte a nossa chegada fomos visitados pelos "guardas"da ilha, o James e o Apii, dois seres humanos daqueles que gostaríamos de conviver sempre.A ilha é parque nacional e eles são os responsáveis pelas formalidades legais de imigração assim como são os guias para alguns programas mais do que pitorescos.Estivemos com eles em uma ilhota próxima para caçar coconut crabs ( caranguejos do coqueiro).Na mesma noite promoveram uma bela festa onde cada barco contribuiu com um prato e eles prepararam os caranguejos.Como essa, participamos de quatro festas semelhantes, sempre partilhando e assim conhecendo novos sabores e fazendo novos amigos.Eles sempre super animados,abrem sua modesta casa e nos recebem com a maior alegria.Foram verdadeiros festivais de peixe,lagosta com direito a fogueira e violão no estilo mais simples possível como gostamos.
Muitos viram baleias com seus bebes,inclusive o Zé quando voltava de uma pescaria.Eu não tive a felicidade ainda...
A ancoragem manteve-se sempre com no mínimo 12 barcos( chegamos ha 18 barcos).
Fizemos muitos mergulhos,tanto de scuba quanto livre.Aqui não tem Ciguatera portanto o Zé voltou à caça submarina a todo vapor. Há fartura de peixes e a água é perfeita,porém o problema são os tubarões,pois diputam cada peixe em grande estilo tornando a atividade ligeiramente estressante.Nem por isso estivemos sem peixe na mesa um dia sequer!
Conhecemos diversos pontos mergulhando, o padrão é sempre o mesmo, fantástico!Conhecemos também algumas ilhotas repletas de aves e filhotes em seus ninhos.O que nos entristeceu bastante, foi encontrar entre eles o lixo plástico que navega pelo mundo e vem se acumular entre esses pequenos seres colocando em risco sua vida.
Estamos aguardando o clima melhorar para zarparmos para Pago Pago ( Samoa Americana).

Sandra