quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Terra a vista!!

Por volta de 19:30 de ontem, avistamos a silhueta das montanhas e aos poucos a luminosidade das cidades da costa oeste da Australia.
A tarde foi uma mistura de vela e motor, devido a inconstancia dos ventos.
Com o inicio da noite, o vento frio e umido tomou conta do ambiente.
A chegada foi trabalhosa, pois a noite era muito escura e para piorar chuva intermintente.
Utilizamos os tres sistemas de cartas que temos, sempre verificando um com outro.
Por conta dessa prática, descobrimos várias falhas nas cartas.
Boia deslocada meia milha, boia inexistente, boia com cor diferente.. uma maravilha!
O resultado foi que ninguém dormiu a noite toda, pois passamos os dois ligados em cartas, com binoculos nas mãos e o nariz espichado la na frente.
Da entrada da baia de Brisbane até a Marina são 45 milhas, que muitas vezes navegamos com correnteza contra de 2,5 kt. Conseguimos chegar finalmente as 8:30 horario local.
Mal amarramos o barco ao pier, o pessoal da alfandega e imigração já estava ao lado do barco.
Meia hora após, já estavamos regularizados.
Depois disso o pessoal da quarentena.
Isso é uma história a parte que vou contar depois.
Pra encurtar, AU$ 330.00 e meia hora após uma busca geral no barco, passando por confisco de tomates, cenouras, passas e etc, estavamos liberado também.
Abastecemos e zarpamos para a Marina East Coast, distante 20 milhas de onde haviamos chegado.
East Coast sera a Marina que o Tutatis ficara durante o periodo de furacões.
Mais uma etapa.
Z

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quinto dia (chegando...)

O final de tarde ontem foi muito lindo, com direito a "green flash" e tudo.
Green flash, é um fenomeno ótico que temos o privilégio de observar de vez em quando. Uma série de condições tem que coincidir para que aconteça. Mas resumindo, é quando o sol se põe, exatamente no momento em que ele desaparece no horizonte, por um segundo ou dois, uma luz verde toma lugar do amarelo/avermelhado do sol. Quem tiver interesse, sugiro uma busca no Google "green flash".. certamente vai haver explicação cientifica e fotos.
Mas de qualquer forma é lindo.
Depois do green flash, tivemos um show de uns passaros (parecidos com andorinhas do mar, bem maiores) que voavam em torno do barco, e em seu voo rasante elas como que "andavam" na água, tocando suas patinhas no mar, talvez em busca de algo para se alimentar.
Pra que assiste parece que elas literalmente caminham aos pulos na superficie espelhada do mar, devido a falta de vento.
Ao anoitecer avistamos no lado sul ao longe, grande atividade elétrica que iluminava o céu.. ainda bem que longe da gente.
Foi uma noite tranquila, motorando ainda.
Agora de manhã entrou um ventinho timido e aproveitamos para içar as velas, ajudando o motor, coitado.
Refiz a navegação, otando por entrarmos pelo canal norte da baia de Brisbane, pois como chegaremos a noite, este canal é bem sinalizado, pois é utilizado pelos navios. Vai aumentar nosso percurso, mas é bem mais seguro.
Com isso, prevemos chegar na entrada do canal as 2:30 da manha (13:30 Brasil), e chegarmos a marina (50 milhas após) ao meio dia (23:00 Brasil).
O tempo continua bom, pouco vento (mas gelado).
As cartas meteorológicas já mostram uma frente fria entrando pelo sul, na altura de Sydnei, mas não nos importunara.
Quando o possível mau tempo chegar, já estaremos comendo pipoca e assistindo filme na marina! :)

Nossa posição : S 26 27 , E 154 51

Tudo bem a bordo.

Z

Quarto dia

O mar continua calmo.
Incrivel como a vida fica mais fácil a bordo com o mar desse jeito.
Motoramos a noite toda, sempre com a ajuda da vela grande. Média de 5.5 kt.
De manhã aproveitei a calmaria para transferir o diesel dos galões para o tanque principal, e também para içar a Genneker novamente. Só que hoje não adiantou muito, pois o vento não compareceu como ontem. Assim, logo baixamos a "gorda" e guardei ela no saco.
Falamos com o pessoal de outros barcos que estão na área, muitos já chegando na Nova Zelandia, outros na Australia. Todos voltando se escondendo da estação de Furacões.
Recalculei nossa navegação e deveremos chegar em Brisbane depois de amanhã na hora do almoço (Quarta feira aqui, e Terça feira Brasil).

Tudo bem a bordo.

Z

sábado, 23 de outubro de 2010

Terceiro dia

Mais da metade já foi.
No final da tarde de ontem, como previsto, alcançamos o céu azul, e pudemos contemplar um belo por de sol, e mais lindo ainda o nascer da lua (cheia).
Estes momentos valem pelo frio, umidade e todos os perrengues que passamos.
Única coisa que não melhorou foi o vento, que continuou sumido e assim motoramos a noite toda - noite estrelada e tranquila.
De manhã, novamente visual maravilhoso da lua indo embora e o sol entrando no seu lugar.
Começou a soprar uma brisa, que virou um ventinho que nos motivou a montar a Genneker (a gorda como a chamamos carinhosamente), junto com a grande e estamos desde então velejando novamente, poupando nosso combustível.
No radio falamos com varios barcos que estão na travessia também, e tendo dificuldades com vento da mesma forma. Um inclusive pedindo ajuda a quem esteja por perto, pois vai ficar sem diesel pra prosseguir.
O Pacífico esta bem calminho hoje, e a previsão meteorológia para os próximos 4 dias é de tempo bom, mas sem vento.
Com isso provavelmente logo logo iremos motorar novamente.
Nossa posição : S 24 53 , E 159 38
Tudo bem a bordo.
Z
PS* Segundo dia seguido com vontade de comer amendoin japones, daqueles bem crocantes que quebram dente. :)

Segundo dia Noumea - Brisbane

Em 48 horas percorremos 300 milhas, uma média de 6.25 kt.. nada mal!
O mar que no início estava grande, diminui, e junto com ele o vento se foi.
Desde a noite de ontem estamos motorando para manter a média e chegarmos mais perto do continente, pois tenho receio que alguma frente ou perturbação meteorológica desprenda la da Tasmania e venha nos incomodar.
O tempo tem estado meio chato, parecido com o clima da nossa Curitiba de inverno.. umidade, garoa fina, vento frio.
A gente se alterna nos turnos de vigia no cockpit - 3 horas pra cada um. Lá fora, improvisamos uma "coberta" com o encerado que uso pra cobrir as gaiutas. A coberta nos protege 100% da umidade e nos mantém aquecidos e secos.
As vezes este barco parece acampamento de escoteiro.. tudo meio bem improvisado.
Dia desses postaremos uma foto da cama que fizemos na sala, pra utilizarmos no descanço durante a travessia.
Fizemos um tipo de "tipóia" com um tirante de nylon, que sai da lateral da parede onde o sofa esta montado passando pelo pé da mesa (que serve de base pra cama). O objetivo da tipóia é nos segurar no caso de rolarmos para fora da cama quando barco aderna.. uma graça!
No horizonte vemos tempo bom, mas a gente se arrasta e não consegue chegar.. ficamos sempre no meio desse mau tempo que não acaba.
Acredito que amanha deveremos ter atingido a longitude 160 E, e teremos bom tempo finalmente (de acordo com a previsão).
Nossa posição : S 24 10 , E 162 38.
Possivelmente nossa chegada prevista pra terça feira na hora do almoço (Segunda meia noite Brasil), devera atrasar pela falta de vento.

Tudo bem a bordo.

Z

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Noumea - Brisbane

Nossa estadia em Noumea - Nova Celedonia foi como as últimas ilhas que visitamos.
Mau tempo, chuva, vento forte todo o tempo.
Fora isso, no último mês principalmente estamos focados em janelas de tempo (meteorologia), visando chegar em Brisbane até o icício de Novembro, pois a temporada da Ciclones esta bem próxima, e o tempo por aqui anda bem atípico (como em todo mundo creio eu).
Nunca estudei e chequei tanto cartas, imagens e boletins meteorológicos em minha vida, nem na aviação!
A climatologia aqui nessa região é cheia de detalhes e nuances, que leva qualquer meteorologista ao descrédito, se este se arriscar a "prever" muito.
Bem.. finalmente a "janela" surgiu, e zarpamos de Noumea, deixando pra tras diferente de outras ilhas, uma vontade de voltar pra ficar um tempo conhecendo melhor.
Saimos ontem de manha por volta de 9:00, e mal saimos do molhe da marina, ja subimos as velas desligando o motor.
Ventos entre 18 e 24 kt, e swell entrando na lateral esquerda do barco tornam a travessia bastante cansativa, pois o simples ato de escovar os dentes é tarefa pra atleta contorcionista.
Ainda bem que não tivemos nenhuma trovoada nem chuva, apenas a agua das ondas que passa por cima do barco e borrifa no cockpit.
Nossa posição agora : S23 14.518 E164 00.253
Devemos chegar em Brisbane em mais 5 dias.
Tudo bem a bordo.

Z

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Noumea - Nova Caledonia

E as cartas (meteorológicas) não mentiram!
Como previsto na madrugada o vento entrou, e entrou forte com chuva fina, depois grossa durante toda a madrugada e o dia todo até nossa chegada.
Nova Caledonia fica na latitude 22 16 S, quase a mesma do Rio de Janeiro, mas o frio que estamos sentindo aqui é o nosso clássico frio curitibano .. umido e gelado.
Chegamos exatamente no por do sol pra variar.
Nova Caledonia - Adivinhe se o Capitão Cook não tem algo com isso! Por onde passamos em nosso caminho desde o Panamá, sempre encontramos alguma ilha, algum lugar onde Cook descobriu, ou passou.
O nome Nova Caledonia, segundo as referencias, foi dado por Cook devido a semelhança com a Escócia.
A ilha é enorme, e chegamos pelo lado leste, sendo que as principais cidades ficam no lado oeste, inclusive a capital Noumea.
O caminho foi longo, mas muito bonito apesar do péssimo tempo.
A paisagem se alterna entre montanhas, matas, cachoeiras e muito pinus típico dessas ilhas (uma variedade de pinus muito alto e esguio, que se destaca na paisagem das encostas das montanhas próximas ao mar).
A agua, parece ser muito limpa, e quem sabe iremos conferir.
Nossa intenção é ficar o mínimo possível na ilha, tempo suficiente para reabastecermos o barco, e efetuarmos alguns consertos (pra variar). Tenho que encontrar o fusível que queimou na viagem, e devolver o que "emprestei" do gerador eólico que nos fará falta.
Estamos ancorados em frente a marina Port Moselle, onde aguardaremos os oficiais de quarentena, alfandega e imigração.
Esperamos não ter problema com imigração alias, pois a Sandra não tem visto. Detalhe.. brasileiros precisam de visto retirado no consulado frances. Como tenho cidadania espanhola, não preciso.
Amanha eu conto.
Vamos descansar, pois o dia e a noite foram pesados.
Z

domingo, 17 de outubro de 2010

Lifou / Neumea (Nova Caledonia)

Aproveitamos bem nosso "pitstop" em Lifou.
Mergulhamos a manhã inteira e pudemos observar a riqueza de fauna e flora marinha da ilha.
A agua muito limpa (apesar de ja sentirmos um pouco de frio), com visibilidade acima dos 20 metros.
Em baixo do barco, varias caranhas enormes curiosíssimas e um Xareu imenso, com peixe piloto e tudo. Mas ao contrario dos mergulhos da Polinésia e Cook, os peixes aqui são extremamente ariscos... provavelmente devem ser caçados pelos franceses.:)
Já no raso, nos corais multicoloridos, pudemos observar nossos "velhos conhecidos" palhacinhos, anemonas, cofrinhos, cirurgiões, papagaios (enormes) e companhia.
No retorno do mergulho baixei a previsão meteorologica e achei mais prudente zarparmos para Noumea, pois uma frente se aproxima, e onde estamos não existe proteção adequada, fora o que, o fim do mês esta chegando e precisamos estar na Austrália abrigados da temporada de furacões que começa em Novembro.
Zarpamos as 14:00 hs, e devido a falta de vento estamos motorando.
Pela previsão deve entrar vento de manhã cedo somente.
Pra quem quiser checar nossa posição : S 20 55 / E 167 27
Tudo bem a bordo.
Z

sábado, 16 de outubro de 2010

A caminho da Nova Caledonia

Finalmente encontramos o Pacífico, pacífico!
O primeiro dia da travessia foi fantástico. Ventos de 15 a 20 kt entre través e proa, e mar de 1 metro, quase liso, o que nos permitiu uma média de 7kt as vezes 8.
Mas, como nem tudo pode estar perfeito o tempo todo num barco, de madrugada o vento parou, e no turno da Sandra, ela optou por motorar. Quando tentou ligar o motor, quem disse que ele partiu?
O painel de controle do motor, nem energizado estava. Morto.. completamente morto.
Virávamos a chave e nada.
Das três da manha até as dez, entre telefonemas para o Brasil com o Luiz, depois Marcelo da Yanmar, e muita leitura e mais ainda trabalho duro, descobri um fusível de 200A que vem da linha do alternador/motor de arranque até o banco de baterias queimado (discretamente). Ocorre que quem o montou, o fez bem escondido, num lugar de impossível acesso se que se desmonte metade do banco de baterias. Como eu não tinha de reserva este tipo de fusível, improvisei retirando o disjuntor do gerador eólico. Funcionou!
O fato é que perdemos metade do dia com isso, pois o vento simplesmente acabou no segundo dia.
Cansados e com a chance de entrarmos no passe que da acesso a Noumea a noite, optei por fazermos uma parada em Lifou, ilha do arquipélago de Nova Caledonia, onde chegamos a noitinha e ancoramos numa bela baía (baie de Docking). Após jogarmos o ferro, pudemos sentar um pouco no cockpit e curtirmos a bela noite com luar e muita estrela, observando os contornos, ruídos e cheiros que vinham da ilha.
Banho, e cama...
Acordei cedo com um ruído da ancora batendo nos corais.
Muito linda a ilha e a agua espetacular.
Acho que vamos passar o dia explorando a baía.
Amanha deveremos partir para Noumea.
Z

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vanuatu ... Nova Caledonia

Passamos dez dias em Port Vila, e não pudemos fazer quase nada em nossa estadia, devido ao mau tempo.
Chuva e ventos fortes nos impediram de deixar a baía protegida de Port Vila para conhecer as demais ilhas do arquipélago.
Tínhamos muitos projetos de mergulhos em Espiritu Santo, onde existe excelentes mergulhos de naufrágio da segunda guerra.
O mau tempo também nos impediu de avançarmos um pouco mais em direção a Australia.
A baía estava cheia de veleiros que iam chegando se protegendo.
O pouco que conhecemos de Port Vila, nos mostrou uma cidade com pouca ou nenhuma infraestrutura, ruas esburacadas e pouca ou nenhuma calçada para os pobres pedestres que tem que se deslocar no meio de poças d'agua.
Pra variar o comércio é dominado pelos chineses, e os supermercados tem pouca variedade e baixa qualidade de produtos.
Conseguimos receber a peça do piloto automático e já concertamos no mesmo dia.
Optamos por não participar do Rally que sai de Port Vila e vai a Bundaberg (Austrália), e zarpamos hoje de madrugada em direção a Nova Caledonia (Noumea), onde esperamos chegar em dois dias e meio.
O tempo esta encoberto, e depois de muito tempo estamos recebendo vento na proa/través, oque nos faz orçar.
Estamos mantendo uma média de 6.5 a 7 kt.
Z