quarta-feira, 19 de outubro de 2011

La Reunion

A viagem começou bem, com vento agradável e mar tranquilo. Saímos um pouco a frente dos Vikings, mas sabíamos que logo nos ultrapassariam. Nossa alegria durou pouco, pois logo o vento apertou e o nosso amigo swell chegou com o vento deixando as coisas desconfortaveis novamente, mas nada que já não estivéssemos acostumados. Quando a noite chegou, o vento acalmou um pouco e de manha tivemos até que motorar. Esqueci de contar, ao cair da tarde fisgamos um dourado de uns 15 kilos... Carne para 10 dias. Nos surpreendemos com Reunion, ilha que não estava em nossos planos, mas que por sugestão e vontade da Sandra acabamos por fazer uma "escala" na ilha. Feliz decisão, pois a ilha tem inúmeras opções de lazer. Mergulho, Bike, trilhas, vulcões, sem falar na semana de graça na marina com boa infraestrutura. Mudamos os planos um pouco e vamos ficar aqui duas semanas pelo menos até uma boa janela. Z

domingo, 16 de outubro de 2011

Deixando Port Louis (Mauritius)

Tivemos uma semana agitada envolvidos com o conserto do motor, provisionamento do barco, algumas manutenções e alguns passeios pela cidade e pela ilha que se mostrou muito bela, numa variedade de paisagens misturadas entre matas densas, plantações de cana de açucar, cultivo de horti-fruti, crateras de vulcões extintos e principalemente as lindas vistas do mar.
O povo da ilha, em sua maioria de origem indu, muito simpatico e prestativo, sempre prontos a ajudar-nos.
A marina onde permanecemos estes dias é pequena (tivemos que atracar o Tutatis no contrabordo de nossos amigos Dinamarqueses), mas muito simpática. Noites tranquilas quando pudemos descançar e quase esquecer os dias difíceis da travessia anterior.
Ja estavamos fazendo amizade com os tripulantes dos barcos vizinhos e com o pessoal da marina, sinal que ja era hora de zarparmos.
Preparamos tudo para deixarmos a marina no domingo pela manhã.
Acordamos cedo como sempre o fazemos no dia da saida e depois de algumas horas envolvidos com burocracia e os ultimos detalhes de preparação do barco, finalmente soltamos nossas amarras do cais por volta de 11 horas da manhã.
Combinamos com o pessoal do Exabyte de seguirmos juntos até uma enseada ao sul da ilha de nome Riviere Noir, onde pretendiamos mergulhar para inspecionar o fundo de nossos barcos antes da outra grande travessia - talvez a mais dura da viagem.
Nestas tres horas de navegação o Jorgen (filho mais velho do casal) veio com a gente, nos ajudando e trimando nossas velas ao estilo dos regateiros nordicos.
Aprendemos alguns macetes com ele, e pudemos desfrutar de sua agradável companhia.
Os garotos começaram a velajar antes de começar a andar, e a cultura de vela faz parte de suas rotinas.
Foi muito legal ve-lo pular de um canto para o outro do barco observando o shape das velas, a tensão dos cabos e etc.
Ele ainda montou um recurso com uma polia no bordo do barco, para melhorar a perfomance da genoa com ventos de popa e realemente funcionou.
Pena não podermos contar com ele o tempo todo - seria ótimo!
Após baixarmos a ancora, o pessoal da guarda costeira veio a nosso encontro, pedindo documentos e etc.. resumindo, não queriam nossa presença, pois já haviamos feito a saida do país.
Depois de muito argumentarmos, conseguimos convence-los que a parada era técnica e que dia seguinte zarpariamos cedo.
E de fato foi técnica, pois quando estavamos motorando para ancorar o barco, a temperatura do motor subiu estupidamente.. la vou eu novamente sujar a mão de graxa!
Acredito ser somente o liquido de arrefecimento quer foi trocado e talvez não tenha sido completado adequadamente, ou a valvula termostatica que ja passou da hora de trocar. Como recebi uma nova da encomenda que fiz, vou substitui-la e ver no que da.
Hoje já é Segunda Feira de manhã, daqui a pouco vou mergulhar ( a contra-gosto, pois a agua esta um gelo ), e logo depois vamos zarpar com destino a Reunion, onde aguardaremos uma boa janela para segurimos para a África.

Z

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Décimo sexto e sétimo dia - Terra a vista !

Incrível a precisão da meteorologia (grib)!
Acertaram a hora, a intensidade e até agora a duração do vento, ondas e chuva.
As condições pioraram tanto que criamos outro nível na escala de ruindade - muito miserável.
Ainda bem que o nosso piloto automático tem cumprido com suas obrigações, pois não colocamos o nariz la fora mais... só subimos na escada que da acesso ao cockpit e olhamos 360 graus em volta para checar se esta tudo em ordem, e voltamos para a cabine.
Ainda de dentro da cabine podemos controlar os tráfegos de navios que passam através do AIS acoplado ao laptop.
Na noite passada contamos pelo menos 6 navios que passaram bem próximos a gente e certamente nos "viram" pelo AIS deles.
Santo equipamento.
E assim passou o dia e noite de anteontem e ontem.
Na manhã de hoje, Segunda Feira, avistamos o contorno da ilha de Mauritius e deveremos chegar dentro em pouco.
No caminho organizamos com um fornecedor nos USA, ajudados por nossos amigos Oscar e Graciela na Austrália, o pedido das peças para o conserto do motor.
Acredito que em uma semana estaremos com o barco pronto para partir novamente, mas até la deveremos curtir a ilha um pouco e descasarmos dessa longa e incomoda travessia.
Tudo bem a bordo.
PS. Em tempo, como não consegui enviar esta postagem a tempo por falta de propagação, quando o fiz já estávamos na marina, atados aos nossos amigos dinamarqueses do Exabyte que nos aguardavam para nos ajudar com os cabos.
Foram muito simpáticos também quando nos receberam com uma sacola com frutas frescas e uma champanhe para festejarmos a travessia. Bons amigos!
Z

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Décimo quarto e quinto dia - lateral de Rodrigues Island

Ontem foi outro dia tranquilo, aliás o mais tranquilo de todos os dias de travessia.
Calmaria total. Testei os efeitos que a agua do mar pudesse ter feito no motor intensamente, pois motoramos por mais de 24 horas, e esse grande motor rodou perfeito!
Durante o dia discutimos sobre parar em Rodriguez Islanda que fica no caminho para Mauritius, ou seguir viagem.
A razão principal da parada é a previsão da entrada da frente fria que deve acontecer hoje a noite e os efeitos dela por mais uma semana.
Optamos por seguir viagem, pois iriamos atrasar nossa viagem por mais de uma semana, tempo esse que pretendemos gastar revisando o motor em Mauritius que tem uma revenda da Yanmar e enquanto isso explorando a ilha e tendo um merecido descanço.
As próximas 50 horas devem ser "animadas" - depois eu conto.
No momento que escrevo esta postagem, ja estamos no Décimo quinto dia com um nascer do sol lindo novamente, mas o horizonte vermelho o que nos lembra o ditado de marinheiros.. "Red sky at morning, saylor be warning!", ou seja.. vem porrada!
Desde a madrugada avistamos a silhueta de Rodriguez, uma ilha que provavelmente nunca vamos conhece-la - faz parte das Mauritius.
As linhas permanecem na água, mas as iscas desde a quatro dias só tomam banho de mar e mais nada!
Incrível isso!
Para aqueles que irão passar por essa região, informo que a recepção de sinal de radio SSB é péssima, pois estamos equidistantes da estação de Chennai (India) e Durban (África), e ambas com sinal fraquissimo. É um "buraco negro" esse trecho.
Nos salvamos, recebendo e mandando emails, assim como as previsões meteorológicas com a ajuda do Iridium.

Nossa posição as 02:07 UTC, S 19 36 E 063 13

Tudo bem a bordo

Z

Décimo terceiro dia

O lindo entardecer ontem prenunciava uma noite tranquila, e foi o que aconteceu.
Pudemos velejar sossegados nos alternando no "watch".
Ja cedo pude subir todo o velame e estavamos navegando o dia todo assim, com velocidade média em torno de 7kt.
O mar esta em paz (claro.. na escala "Indico") e nossa vida pode ser bem mais normal.
Faltam 550 milhas e pela previsão da meteorologia, uma frente fria que esta ao sul de Madagascar vai perturbar nossa paz a partir de Sábado. O vento deve se intensificar até nossa chegada e o mar, claro vai crescer novamente.
Assim, vamos aproveitar a paz até la, pois Sabado a noite e Domingo o dia todo prometem.
Corrigimos nosso horario previsto para chegada para Segunda Feira no período da manhã.
Linhas na agua, mas nada de peixe.
Tudo bem a bordo.

Posição as 09:15 UTC, S 19 19, E 067 07

Z

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Décimo primeiro/segundo dia - O velho Indico

Até que velejamos com um pouco de conforto no décimo dia e o começo da noite também, mas de madrugada o vento começou a aumentar novamente e junto com ele o mar - sempre do lado.
Temos um amigo que fez essa viagem anos atras e definiu sabiamente o que é navegar no Indico... "É como andar de camelo que tem uma das pernas mais curta".
E assim vem sendo as ultimas 30 horas.
A vida a bordo voltou a ficar miserável.
O que salva um pouco foi a medida que adotamos de passar a maior parte do tempo dentro da cabine que não é tão fria e nem tão umida quanto la fora.
A gente le muito, conversa muito, ouve musica, ve filme as vezes, conserta motor (sempre), faz pão (que aliás estava uma delícia - tão bom que ja acabou, mas a padaria abriu novamente e daqui algumas horas tem pão quente).
Não vou entrar no assunto novamente pra não cansar, mas entrou agua no motor novamente, não sei por onde nem como, mas entrou e ele estava travado novamente. Mesma ladainha e mão de obra e voltou a funcionar.
Adotamos alguns procedimentos agora visando evitar a possibilidade de nova entrada de água - a lista é longa, mas dentre elas vamos funciona-lo a cada 12 horas por pelo menos uma hora.
Hoje funcionou normalmente.
Vamos ver até a chegada.
Faltam 700 milhas e mantendo o estimado de chegaqda para domingo a noite ou segunda de manha em Mauritius.
Vou la fora tratar de colocar mais pano pra mancarmos (andarmos) mais rápido um pouco.
Tudo bem a bordo.
Posição as 05:13 UTC S 18 24 E 069 55

Z

domingo, 2 de outubro de 2011

Nono e décimo dia.

Anteontem a pauleira continuou.
Estavamos ficando complexados já, achando que só a gente acha ruim o mar e sofre com ele, mas recebemos um email dos nossos amigos Vikings que estão mais a frente relatando as mesmas condições de miserabilidade a bordo.
A diferença é que eles estão em 4 a bordo se revesando, e acredito que já estão acostumados com mar grosso.
Mesmo assim usaram um termo engraçado pra definir a situação "é como se estivessemos montados numa cela de um touro bravo".
De novidades, nada de peixe novamente (e ja acabou o estoque), pela primeira vez em 9 dias, um navio passou pela gente rumo a África, a Sandra o avistou visualmente e conferimos no AIS - Orion o nome dele.
A noite de anteontem prometia ser sinistra, pois a previsão era o vento acalmar e o mar crescer para 5 metros.
Achamos que seria prudente deixar o motor operacional, oque significaria desfazer os macetes que eu havia feito na tentativa de evitar nova entrada de água (retirei a mangueira de exaustão de agua/gases e isolei as respectivas entradas, assim como fechei o registro de entrada de agua salgada para o motor).
Deixei pra fazer isso no inicio da noite, pois seria muito tempo de motoração se o fizesse antes.
Dai.. Murphy agiu!
Fui virar a chave de ignição e... agua novamente!
Queimou o fusível de alimentação do motor como sempre também pela sobrecarga.
Serviço completo e a noite caindo.
Pra resumir, foram 4 horas de filme de suspense e horror com tempero de pancadaria, pois tivemos que consertar o motor novamente com as ondas que cresciam e rajadas de ventos que entortavam o barco.
Já estava suspeitando que a entrada de agua era pela admissão e não pela descarga como os livros sugeriam, mas depois dessa nova entrada de água tive certeza. Fui direto antes de tudo desmontar a bomba dágua e constatei o rotor desintegrado e por esta razão (sua inexistência), a agua fluia sem que o mesmo a impedisse.
Tinha um rotor novo e o troquei.
Dai fiz o resto do serviço que ja virou rotina, com um detalhe que a troca do fusivel foi feita pela Sandra que me ajudou muito - Para a troca, é necessário desenergizar o barco e dai alguém tem que o levar na mão, com o mar que estava e as rajadas, seria um serviço duro para a maruja. Então ela fez a troca e eu fiquei no timão.
O motor novamente rodou macio e motoramos o resto da noite.
Quando amanheceu, o mar já estava menos agitado (baixou pra 4 metros) e o vento também ficou mais constante em torno de 20 kt. Desligamos o motor e velejamos novamente o dia todo.
A noite foi uma velejada tranquila perto das anteriores.
Hoje amanheceu um lindo dia, com o mar bem mais calmo e ventos idem e deve permanecer assim por mais alguns dias, esperamos nós.
Faltam 1000 milhas ainda, permanecendo nosso estimado de chegada.
Hoje vai ter pão fresco, pois o pessoal da padaria acordou animado, motivado pelo fim de nosso estoque panificio.
Daqui a pouco vou subir todas as velas novamente depois de algum tempo para melhorar nossa média.
Tudo bem a bordo.
Posição as 03:00 UTC S 17 22, E 075 12

Z