domingo, 1 de maio de 2011

Navegando novamente

Anteontem finalmente o vento baixou de intensidade um pouco permitindo que pudessemos ir até os recifes da grande barreira para nosso mergulho de despedida da Australia.
De Lizard Island até o recife "Cod Hole" demoramos duas horas e meia para percorrer apenas 10 kilometros, pois o vento mesmo menor estava na proa e com 20 kt.
Valeu a pena, pois a beleza dos corais é algo de se perder o folego literalmente.
Caindo na agua dois merotes que eles chamam de cod estavam me esperando em baixo do barco.
Palhacinhos por toda a parte, e uma quantidade enorme de conchas gigantes multicoloridas.
Perdemos até noção do tempo e acabamos por chegar de volta a Lizard ja noite, mas como tinhamos os waypoints do caminho e do ancoradouro que estavamos foi facil.
Dia seguinte (ontem), acordamos cedo e partimos de Lizard finalmente, pois a previsão de tempo era boa, com ventos de 20kt.
Foi uma bela velejada, apesar de pouco pano (a grande no riso 3 e a storm jib), navegamos a 7kt de média.
Vento e correnteza, tudo leva a gente pra o estreito de torres, o gargalo do pacifico.
Ja de saida uma perda... figuei um peixe e ele levou toda minha linha, rapala e quase leva a vara junto.
Devia ser dos grandes!
A noite foi agitada, pois os canais que permeiam a grande barreira permite a navegação de grandes navios cargueiros, e a gente cruza com eles o tempo todo. Fora a atenção enorme que temos que ter nos meandros marcados por farois e marcadores, e mesmo apesar das cartas serem precisas, não nos deixam pregar os olhos.
No turno da Sandra foi mais agitado ainda, e ela teve que até trocar mensagens via radio com um cargueiro que iria nos ultrapassar, pedindo pra gente abrir mais espaço pra que ele pudesse fazer a manobra.
O AIS ajuda muito nessas horas.
Ainda no turno dela, um atoba resolveu pousar na cruzeta (mastro), no meio da noite e coitado cansado despencou la de cima e caiu em cima dos paineis solares e deve ter escorregado para perto do gerador eólico... final trágico.
Hoje de manhã, figuei um Wahoo que vai nos alimentar por quatro dias...
O tempo continua bom, e o vento diminuiu um pouco.
Deveremos chegar ao nosso ponto de ancoragem (Escape River) amanha cedo, onde aguardaremos a hora correta para atravessar um dos canais do estreito. Temos que aguardar a hora certa da maré, porque se estivermos na hora errada, a correnteza de 5 kt que ira nos ajudar, estara contra nós... ou seja, não andaremos pra frente.
Amanhã daremos noticias.
Posição atual : S 12 43 E 143 32

Z

Nenhum comentário: