quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Extreito de Sunda - Java

Depois de quase uma semana de uma indigesta navegada, chegamos pra variar a noite em Java, já no estreito entre ela e Sumatra, vizinha ao extinto "Krakatoa" que alias esta submerso.
Sempre conseguimos nos sair bem em nossas chegadas noturnas em nossas viagens, mas ontem não era nosso dia.
Também não da pra exigir muito da Indonesia, onde as cartas nauticas são inconfiáveis, as sinalizações são péssimas e a infraestrutura para veleiros são muito ruins.
O que vimos em nossa chegada, foi uma cidade (parte oeste de Java), próxima a Jakarta, onde provavelmente é a area industrial, que deixa Cubatão em São Paulo, com complexo de inferioridade, tamanha a quantidade de refinarias, industrias e chaminés que despejam toneladas de fumaça quimica na atmosfera.
O cheiro é terrivel e a visibilidade ao nos aproximarmos da ilha, é péssima - um fog denso.
Acabamos perdendo horas em busca de um local para ancorarmos, pois as marinas comentadas em um manual que encontramos simplesmente não existem.
Durante nosso vai e vem contra uma correnteza de 3kt no estreito, acabamos ficando sem combustivel ( tinhamos mais sessenta litros em bombonas ), e tivemos que ancorar a 40 metros para poder fazer o reabastecimento.
Encurtando, o motor da ancora nos pregou uma peça, e fora o banho de diesel, conseguimos "desatolar" tres horas depois.
Resultado, conseguimos ancorar num lugar bem ruim por volta de tres da manha.
Hoje iremos nos situar e tentar o reabastecimento e provisionamento do barco.
Nossa intenção é sairmos o quanto antes em direção a Cocos Keeling.

Z

Nenhum comentário: