domingo, 8 de junho de 2008

Trinidad/Grenada/St. Vincent

Como a travessia do Canal do Panamá ficou impossível de ser feita este ano, o remédio foi executarmos o “plano B “ . Dia 07/05 Quarta Feira, madrugamos e deixamos o píer da Marina em Trinidad as 7:15. Um trecho de quase 90 milhas, mas com muito vento na aleta e mar agitado tornaram bem desconfortável a viagem. Muitas ondas passavam por cima da proa vindo estourar no convés. Tivemos até que reduzir o pano para não forçar o barco demais. Quase chegando em Grenada, fisgamos uma cavala, que foi nosso almoço do dia seguinte. Aportamos na baia de Saint George (Capital de Grenada) as 19:45, já noite. Cada dia tenho mais confiança nas cartas náuticas do nosso patrocinador. Incrível a precisão! Nos dias que passamos em Grenada, aproveitamos para conhecer melhor a ilha, visitando varias praias e lugares típicos. Pudemos constatar que estávamos efetivamente ingressando no Caribe, dadas as cores do mar e da areia, bem diferentes da que estamos acostumados a ver. Os fins de tarde são inconfundíveis e únicos, merecendo uma parada nas atividades para que possamos apreciar a beleza da explosão de luzes e cores. Grenada é constituída na verdade pela ilha principal que leva o nome do país, e por outras ilhas menores – Carriacou e Petit Martinique.É conhecida como a “Ilha dos Temperos”.Conhecemos a feira local e constatamos que é mesmo uma festa de cores e aromas.Noz Moscada,Aniz,Cardamomo,Canela,etc.Nessa feira pudemos provar muitas frutas típicas da região,o que no super mercado nunca encontramos em boa variedade. De Grenada fomos para Saint Vincent,onde conhecemos PSV( Petit Saint Vincent), Union Island,Canuan,Bequia,Tobago Cays,Mustique.Todas ilhas absolutamente maravilhosas com água muito clarinha,perfeita pra nadar e mergulhar.O marujo (Prieto) é um super catador de côcos e com isso mantemos nosso aporte de nutrientes a bordo pois o que não falta por aqui são generosos coqueiros! Durante grande parte de nossa estada nas aguas Caribenhas tivemos a companhia do casal de brasileiros Paula e Mario ( veleiro Pajé) e também do Elio ( veleiro Crapun),tornando nossas aventuras mais divertidas pois quando se está longe de casa os amigos do mar de tornam uma grande família.Vivemos juntos momentos tão intensos que as despedidas deixam sempre uma grande saudade e a esperança de se reencontrar na próxima ancoragem. 04/06/2008 – Estamos de volta à Grenada – Prickly Bay para a troca do banco de baterias do Tutatis.As originais já não estão dando conta do recado!! Finalmente pescamos novamente depois de quase um mês! Fisgamos duas barracudas! Preparei uma moqueca, apesar de dentuças e bravas as bichinhas são deliciosas!O marujo além de catador de cocos é uma grande pescador ... Infelizmente já é hora de deixar o Caribe pois a temporada de furacões iniciou no último dia primeiro. Feira em St. George

Feira em St. George

Grenada - St. George

Baia de St. George - Grenada

Bequia - St. Vincent - Tutatis ancorado (foto feita p/ Paula do Pajé)