terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O Barco

O projeto do Tutatis é espanhol, e suas linhas lembram muito os veleiros de regatas oceânicas.

O veleiro foi construído em Joinville pela empresa ILS Yatchs, tendo como responsável técnico a frente da construção Gunther Weber.
Infelizmente a ILS já na época que fechei o negocio, estava em dificuldades financeiras (eu não sabia), e isto foi determinante para o andamento do projeto, que chegou a ficar ameaçado de não sair do papel.
O contrato da construção do barco previa a entrega para Março de 2007, e dentro do cronograma que eu havia planejado, deveríamos ter iniciado a viagem em Novembro de 2007.
Apesar
 do pagamento antecipado da embarcação, a moldagem ( fase inicial da construção) iniciou-se em Abril – já um mês passado da entrega prevista.

Acompanhando o (des)enrolar da situação, propus até mesmo o cancelamento da compra, mas percebi que havia entrado numa armadilha, muito bem armada pelo experiente James Marin – presidente da empresa e sócio de um escritório de advocacia (nas negociações do barco eu era recebido nas suntuosas instalações dos advogados).

Finalmente em 29 de Junho de 2007, o barco foi transferido do estaleiro para o Iate Clube de Joinville, porem sem o mastro, eletrônicos e velas.

Ao indagar o diretor da empresa sobre o restante do material, este me informou que não tinha idéia da data de entrega.

Constatei que muita coisa não havia sido concluída também, e vim a descobrir mais tarde que a razão dessa transferência era em função da fabrica ter sido “despejada” das modernas instalações onde funcionava.

Houve necessidade de minha intermediação junto a fornecedores (velas, mastro e eletrônicos), para que tivesse o restante dos componentes entregues.

Houve necessidade inclusive do pagamento do frete do mastro (responsabilidade da fabrica).

Uma novela sem fim, travada agora com o pessoal de montagem, e depois de manutenção, com a constatação de inúmeros problemas de material, ma montagem e defeitos percebidos após o lançamento do barco nas águas do Iate de Joinville.
Vários itens importantes como motorização, sistema hidráulico e volante do leme tiveram sérios problemas, e tiveram de ser remodelados.

Em conversa com outros proprietários de RO 400 do mesmo estaleiro, vim a saber que eles também tem os mesmos tipos de problemas.

O navegador Silvio Ramos do Matajusi, que também se prepara para uma circunavegação, vem tendo problemas graves, semelhantes aos nossos com o mesmo barco.

A lista de consertos (incrível.. num barco ZERO!!) são grandes.
Hoje finalmente vejo que o fim desta novela esta próximo.
A poucos dias de zarparmos, nos apressamos em ajustar os últimos detalhes para a viagem.

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