sábado, 22 de março de 2008

Rio - Vitória

No dia que antecedeu nossa saida do Rio, gastamos boa parte da tarde abastecendo o barco de comida - supermercado longe, sem carro complica...
Dia 18/03, Terça Feira acordamos bem cedo para agilizarmos o abastecimento de combustivel e agua, pois no dia anterior a maré estava vazia no periodo da tarde.
Ainda quando na bóia, o Crespo passou por nós com seu veleiro para se despedir - ele estava vindo de Salvador indo pra Angra.
Aliás nestes dias de parada no Rio, ele nos deu várias dicas, e me conseguiu alguns softwares interessantes de navegação.
Zarpamos 10:15 da manha finalmente.
O dia não poderia estar mais bonito.
Apenas o vento que esqueceu de aparecer.
Fizemos algumas fotos na barra da Baia da Guanabara.

A viagem foi cansativa, pois velejamos apenas 20 % do tempo, devido a falta total de vento.
O ruido do motor e o mar picado não nos deixava dormir nos turnos de 3 horas que alternavamos.
No final do primeiro dia para compensar o cansaço, um cardume imenso de golfinhos (calculei mais de 100), vieram nos visitar, num dos momentos que velejamos. Nunca havia visto cardume tão grande e tão perto. Emocionante realmente.

No trajeto, quando navegavamos pela bacia de Campos, cruzamos com muitos navios, rebocadores, cargueiros, e também navios da Marinha.

Esta área tem um movimento intenso devido as plataformas petroliferas que la existem. A noite se via o clarão no horizonte fruto das chamas e das luzes das mesmas.
O nascer e por da lua foi um espetáculo a parte.

Na foto acima ja observavamos as montanhas que cercam Vitoria.
Esqueci de mencionar que no final do dia anterior a chegada, pescamos nosso primeiro peixe no corrico! Um espada de uns 3 kilos, que serviu de nosso almoço na chegada em Vitória.
Chegamos no Iate Clube Quinta Feira dia 20/03 as 16:00 horas.
Pudemos mais uma vez constatar a qualidade das cartas nauticas da Navionics, pois a baia de Vitoria é cercada de recifes, e na carta tudo mostrado detalhadamente.
Aproveitamos bastante a hospitalidade do pessoal do Iate Clube em nossa estadia.
Fizemos a manutenção e limpeza do barco nesses dias.
Comemos a tradicional moqueca capixaba na vespera de partirmos.
Nas tres noites que passamos na marina, tivemos um luar mais lindo que o outro.
Desde nossa partida, todos os dias quem vem sendo nosso anjo da guarda é o Miguel meu cunhado e minha mana querida Carmen, que tem tido toda a paciencia com a gente em manter contato via radio SSB, dando noticias da familia e incrementando as condições de contato para que possamos acessar a meteorologia para nossa segurança.