domingo, 24 de janeiro de 2010

Curaçao – Aruba – Curaçao – maio / junho de 2009

A navegação de ida para Aruba foi quase 90% apenas a vela, com vento entre 15 a 22 kt, com velocidade media de 5,6 kt em 12 horas chegamos. Ancoramos em San Nicolas Rodgers. No dia seguinte cumprimos as formalidades de Alfândega e Imigração e fomos conhecer a Ilha,nos decepcionamos um pouco pois não estávamos mais acostumados a locais tão turísticos. Logo entramos no clima, e nos próximos dias , sempre de ônibus ou a pé conhecemos e curtimos algumas praias muito charmosas. Acabamos demorando mais do que o previsto à espera de ventos mais calmos para voltar à Curaçao. Já sabíamos o que nos esperava na volta, força de maré, vento e correnteza nada favoráveis exatamente contrárias a facilidade da ida...
Dito e feito, a volta para Curaçao foi um caos. Acho que foi a primeira vez que me senti mareada e não vi graça nenhuma,muito cansados acabamos entrando em Santa Martha , uma enseada que fica ao norte da ilha e que é um paraíso .Bem na praia de um resort encontramos uma entrada que dá acesso à uma ancoragem deliciosa! Águas tranqüilas, protegida, sem mosquitos e ainda pudemos usar as dependências de uma escolinha de mergulho ao lado do Resort para banho em terra firme! Bem.... lá ficamos por quase uma semana! O Zé caçou um peixe Olho de Boi, garantiu nossa comida para os dias que estivemos por lá!De lá fomos ao centro de carro, receber nossas novas companheiras de viagem: AS BIKES! Nem acredito, agora temos locomoção garantida nas paragens! Estreamos as magrelas... fantásticas, leves, dobráveis, de alumínio e prontas para o batente.Parecíamos crianças.
Acabou a moleza, no tempo mais do que limite voltamos para Curaçao Marine onde novamente, limpamos tudo, retiramos e ensacamos velas, o Tutatis foi retirado da água, agora com visto renovado para mais alguns meses.