domingo, 24 de janeiro de 2010

Venezuela – (Isla Margarita – Isla Tortuga – Isla Tortuguillas) junho de 2008

De Testigos navegamos rumo à Isla Margarita, onde facilmente encontramos a ancoragem a sotavento da Ilha. Muitos veleiros ao redor e com alguma dificuldade para cravar a âncora achamos um local bacana após algumas tentativas. A impressão que tivemos da Ilha não foi das melhores... também pudera... depois dos dias em Testigos, que ainda tem a força da natureza bruta nos deparamos com prédios, carros, uma energia típica dos balneários no verão brasileiro... agito demais para “ bichos do mar”. A noite foi agitadíssima, vento muito forte e chuva nos obrigaram a usar também a âncora de popa e essa danada cravou pra valer nos dando muito trabalho na hora de zarpar. Saímos um pouco tarde e por isso chegamos após anoitecer em Isla Tortuga! Lá fui eu, a maruja de lanterna em punho para a proa do Tutatis enquanto o Zé mais atento do que nunca navegava confiando nas nossas fiéis cartas náuticas (Navionics), ao perceber o feixe de luz os peixes trombeta se atiravam literalmente acompanhando o Tuta pelas bochechas ou cruzando a proa e eu mais distraída com os peixes que ligada dos corais acabei levando um puxão de orelha do Capitão! Enfim, ancoramos e desmaiamos de tão cansados.
Ao acordarmos nos deparamos com uma LINDA vista... Isla Tortuga é um encanto, pequena, com areia muito branca água transparente ...nadamos, andamos pela praia,e conhecemos uma verdadeira tapera que serve de abrigo para os pescadores que param por ali.
Dia seguinte passamos o dia em Las Tortuguillas, a mais linda ilhota que conhecemos na Venezuela. Mesmo na beira do mar e apenas com máscara pudemos ver uma grande variedade de peixes circulando totalmente à vontade entre nós.Fomos embora de lá rumo às Antilhas Holandesas com dor no coração.