domingo, 15 de agosto de 2010

Bora Bora

Entramos tranqüilamente em Bora Bora pelo passe Teavanui, que é o único da ilha.
Ancoramos a sudoeste da ilha protegidos pelo Motu Topua.A ilha é cercada por vários Motus que abrigam belos hotéis.
Nos impressionamos com a cor da água que exibe o mais lindo degrade que já vimos na Polinésia.Os tons entre verde claro e roxo que passam por tons de azul são difíceis de descrever e tem de ser vistos de perto!
O tempo esteve ruim nos primeiros dias e nos mudamos para uma das bóias em frente ao Iate Clube de Bora Bora.Esse iate foi parcialmente destruído pelo ciclone em 2009 e está em reconstrução, por isso não oferece suas facilidades habituais .A primeira bóia que pegamos nos deixou tão perto de um barco que a noite os barcos se tocaram, felizmente sem maiores conseqüências.Mudamos de bóia e ficamos bem instalados.
Demos nossa tradicional volta pela ilha com as bikes e na verdade tivemos uma ligeira decepção.Bora Bora , é ou provavelmente está bem diferente das outras ilhas em vários aspectos.Esse é o ponto de vista de cruzeiristas que somos,pois temos que ir ao super mercado,posto de combustível,temos que depositar o lixo e etc, assim acabamos entrando muito na vida de cada local por onde passamos.Nessa convivência mais "íntima", sentimos uma cidade suja,pouco acolhedora e infelizmente sem aquele cheirinho de flor que tanto nos encantou nas outras ilhas.Cresceu demais talvez...o comércio está ocupado pelos chineses e tudo custa muito caro! Encontramos fio dental por dez dólares por exemplo...
Um dos momentos mais bacanas foi que mergulhamos e vimos as belas raias manta!Elas entram na lagoa ,protegida pelos atóis ,vindo de alto mar para uma verdadeira simbiose com os peixinhos locais.Nadam entre eles lentamente enquanto os deixam comer as cracas de seus corpos.Se movem lenta e graciosamente transmitindo muita paz à quem está por perto.
O barco está em ordem,estamos apenas lidando com formigas! Provavelmente embarcamos um animado casal lá em Apataki que hoje já forma uma bela família.Mas logo logo nos livraremos das pequeninas.
Estamos aguardando que as previsões climáticas nos ajudem a definir o próximo destino nas Ilhas Cook.

Sandra

Nenhum comentário: