terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ancorados em Cocos Keeling

Desculpem a "bagunça" das postagens, pois eu reenviei todas que ja havia enviado, pois fui alertado pela minha irmazinha que as mesmas não estavam sendo publicadas. Por alguma razão o blog se desconfigurou.
Bem.. Chegamos finalmente a Cocos Keeling, depois de uma navegada bastante desconfortavel, completada pela pane de motor que tivemos dois dias antes da chegada.
A valvula do sifão da agua de refrigeração do motor se rompeu, permitindo que a agua do mar retornasse pelo escape até os cilindros, inundando-os. Descobri da pior maneira - quando tentei ligar o motor!
Pra completar devido ao "travamento" do motor, o fusivel de alimentação do arranque "torrou".
Reduzi pano ao máximo no último dia para reduzir velocidade a fim de chegarmos ao amanhecer de domingo e não na noite de sábado como previsto.
Entramos no atol a vela e depois de muito bordo, conseguimos chegar a ancoragem graças a indicação do pessoal do customs australiano que nos ajudou.
Depois de jogar a ancora, trabalhei no motor o dia todo, mas fui recompesado no final do dia.
Efetivamente Yanmar é um grande motor!
Funcionou como se nada tivesse acontecido após eu retirar a agua via bicos injetores.
Agradeço tambem as dicas do Marcelo da Agromar de Itajai, que é quem sempre incomodo quando em apuros.
O fusivel improvisei um "tabajara" com filamentos de cabos de cobre.
A válvula do sifão, ideal seria uma nova, mas aqui onde estamos só tem agua de coco e coqueiro, então fiz um reparo com superbond, algumas braçadeiras de nylon e mastique de silicone (espero que funcione até Mauritius).
Dia seguinte pudemos ver a beleza do lugar onde estamos que lembra muito Suwarow, em Cook Island.
Fomos presenteados com um show de um cardume de golfinhos que veio nos visitar. Pude nadar com eles e ver quão belos são esses mamiferos de perto. Nem se incomodaram com minha presença entre eles, e passavam por mim se virando e olhando diretamente nos meus olhos... emocionante!
Hoje acordamos bem cedo e fomos até as duas vilas do atol, para reconhecimento de terreno e reabastecimento de agua que nos disponibilizam no pier (agua da chuva coletada).
Fomos de ferry até a outra extremidade do atol, onde se concentram mais os australianos e onde fica o aeroporto e algumas pousadas, assim como o supermercado que vamos nos reabastecer.
O tempo não esta muito bom e estamos prevendo sair daqui no final da semana quando segundo a previsão, as coisas vão melhorar.
Daqui, seguiremos para Rodriguez (arquipelado de Mauritius).

Z

Nenhum comentário: