quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nono Dia

Ontem foi uma bela velejada, com ventos constantes e mar razoável.
Pra melhorar um pouco, fisgamos um Mahi Mahi que nos alimentara por cinco dias.
O bloco de barcos que saiu de Reunião com destino a Richards Bay, totaliza 17 barcos (que de alguma forma tivemos contato).
Alguns, um dia ou dois a nossa frente, outros da mesma forma um dia ou dois atras.
Em nossa volta bem próximos, um catamaran frances "Jangada", e dois Noruegueses "Imagine" e "Pomona".
Deveremos chegar no mesmo dia - Sábado provavelmente, mas tudo dependendo do tempo que esta se confirmando ira piorar.
Existe uma área de baixa pressão no continente entre Durban e Richards Bay e isto agita a atmosfera provocando ventos fortes.
Temos que lidar com a corrente das agulhas (correnteza que sempre foi temida pelos navegadores desde os chineses na antiguidade, e dominada pelos portugueses que a estudaram e a nomearam). A corrente das agulhas é uma movimentação do oceano no sentido norte/sul numa faixa estreita de agua formando um clindro gigante na faixa dos 200 metros de profundidade, próximos a costa africana. A tal correnteza atinge até 6 kt em alguns meses do ano.
O grande problema é cruza-la quando o vento sopra do quadrante SW, o que significa contra a correnteza.
Tal fato faz as ondulação que ja existe normalmente no Indico, crescer e crescer muito.
Sem mencionar numeros, nossa intenção é monitorar a direção do vento de forma a cruzarmos a corrente quando o vento estiver soprando de N NE, a favor dela.
Caso não haja essa condição vamos ter que aguardar "parando" o barco em mar aberto até que as coisas melhorem.
Por isso é dificil precisar a hora da chegada.
Os Vikings no Exabyte ja nos deixaram na poeira e estão 100 milhas a nossa frente, pra variar - eles são muito bons mesmo, e tem um barco feito pra velocidade.
A gente troca email todo dia para atualizarmos nossas posições e condição de navegação.
Agora cedo, entrou um vento mais forte que não estava previsto, o que nos obrigou a reduzir as velas, pois o barco sofre muito e nós mais...

Nossa posição em 10/11 as 08:00 UTC 28 04 S / 037 36 E

Tudo bem a bordo.

Z

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