quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Terceiro dia

A travessia que estamos fazendo desde Reunion até a África do Sul, é tida como uma das mais desconfortáveis passagens de todo o mundo entre os velejadores. Procuramos minimizar o encontro com frentes frias, tormentas e ventos fortes, sendo pacientes e estudando a melhor janela para zarparmos.
Acredito ter sido unanimidade entre os barcos que estavão em Reunion, pois recebemos um email de um deles dando conta que entre 8 e 10 barcos deixaram a ilha no mesmo dia em horas diferentes.
Alguns irão sair amanhã.
Estamos mantendo uma frequencia de radio para conversarmos e trocarmos informações sobre a rota, e fundamentalmente um tomar conta do outro.
A previsão da meteorologia (GRIB e Synoptica), tem sido muito eficientes e com boa precisão até de horarios dos fenomenos.
Ontem a noite infelizmente não foi diferente e na hora e local previstos, cruzamos a linha de instabilidade que eu torcia iria se decipar. Foi uma noite "daquelas", depois de um dia maravilhoso de sol, mar calmo e velejada tranquila.
Chuva, vento forte e confuso com mar crescendo (claro!).
Pra comopletar o tráfego de navios é bem intenso aqui na área, e o AIS nos deu uma ajuda especial.
Um cargueiro que ja estavamos acompanhando na tela ja há algumas horas "surgiu" do meio da chuva no negro da noite, bem em nossa proa, e com rumo aparente de conflito. Chamei o navio pelo radio e percebi a voz sonolenta do operador ou comandante, dizendo que também me avistava no AIS, e só apos isso ele tomou um rumo desviando de nossa direção (temos o direito de passagem, pois somos embarcação a vela).
Outro episódio na mesma noite, foi a ultrapassagem de um dos barcos que faz a mesma rota que a gente. O "Hokus Pokus" de bandeira sulafricana, estava zigsagueando em nossa frente, talvez buscando um melhor angulo de ultrapassar o paredão de nuvens e chuva em nossa frente. Com isso, eu não sabia por onde ultrapassa-lo. Via o zig zague claramente no AIS e o chamei pelo radio também. No final deu tudo certo e o ultrapassamos com segurança em meio a chuva que reduzia a visibilidade.
De madrugada a chuva parou e deu lugar a um ventinho frio que nos ajudou bastante a ponto de podermos velejar novamente sem ajuda do motor.
Foi assim o resto da noite.
Hoje o dia amanhaceu lindo, muito sol e um vento gelado.
Todos os panos em cima e o cockpit aberto com todas as roupas pra secar.
Para hoje e amanha a previsão é boa e deveremos passar o sul de Madagascar entre Domingo e Segunda Feira, quando aproaremos Richard's Bay - África do Sul.

Nossa posição as 5:50 UTC de 04/11 - S 23 57 / E 051 56
Tudo bem a bordo.

Z

Nenhum comentário: