quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

San Blas, finalmente!

Esta postagem foi feita dia 25/02, porém refere-se ao dia 23/02, visto que nõ conseguimos conectar via radio ontem dia 24/02.

A noite foi tranquila, motorando ainda.
Nada de vento, e o mar parecendo uma tabua.
Durante meu turno da noite, refiz a navegação para chegarmos a um ancoradouro um pouco mais próximo de onde chegavamos e com isso antecipamos nossa chegada em quase meia hora.
Com isso nossa chegada iria se dar 40 minutos antes do nascer do sol.
Não faz bem pra saúde chegar a noite em lugares como estes, cheios de corais e armadilhas nas entradas das áreas protegidas.
Assim, reduzi mais ainda nossa velocidade de forma a chegarmos com a luz do dia.
Lindissima nossa chegada, e a medida que iamos passando as estreitas passagens entre corais e as ilhas, podiamos desfrutar das paisagens que vemos nas telas de cinema e capas de revistas de turismo alternativo.
Um show de luzes e de cores, coqueiros por todo lado, areia branquinha em contraste com a agua azul turquesa.
No ancoradouro que resolvemos fundear, tinham mais de uma dezena de veleiros, e procuramos fazer o menos barulho possivel pra não incomoda-los.
Após a chegada, gastamos algumas horas arrumando a bagunça que o barco estava depois da viagem de quase cinco dias.
feito isso, dei um merecido mergulho pra me certificar que ancora tinha agarrado firme.
Depois do almoço, montei o "mamutmo" (nosso dinguie), e fomos explorar as ilhas ao redor.
Agua limpa, muita vida animal e vegetal.
As ilhas que são vizinhas a nossa ancoragem são povoadas pelos indios Kuna. Logo uma canoa com um deles veio até nosso barco oferecer lagosta recém capturada. Muito encabulado mas também muito simpatico o indio alias.
Amanhã faremos os planos para o resto de nossa estadia em San Blas.