terça-feira, 29 de novembro de 2011

Richard's Bay - Durban

Nossa estadia em Richard's Bay foi bem aproveitada.
Nos primeiros dias pedalamos bastante a fim de conhecer os arredores da Marina e da cidade, abastecermos a geladeira e reservarmos um carro para nossos safaris pelos parques próximos.
Aproveitamos as dicas de nosso amigo Thomas, e traçamos um roteiro que foi bem interessante.
Pudemos conhecer os parques de Santa Lucia, Imfolozi e Hluhluwe.
Muitas fotos, muitos animais - todos super saudáveis, bem diferente dos animais que vemos em zoos.
Choveu muito durante nossa permanência em RB resultado do inicio da nova estação que se aproxima.
Chegou a hora de prosseguirmos e aproveitamos a primeira janela que surgiu.
De Richard's Bay até Durban são 90 milhas.
Rumamos para fora da barra, 90 graus com a linha da costa, a fim de pegarmos uma carona  na corrente das agulhas.
Foi uma das melhores velejadas que tivemos em toda a viagem, com mar calmo, vento constante na aleta de 14 kt, e nossa velocidade em torno de 8 até 9 kt.
Chegamos em Durban meia noite e encontramos uma vaga bem na entrada da Marina.
De manha entrou nova frente, com vento forte e chuva.
Nosso objetivo da parada em Durban é para o conserto do leme e deixarmos o equipamento fotográfico na autorizada da Canon, que patrocinara a limpeza e revisão das lentes e máquinas.
De Durban seguiremos para East London, depois Port Elisabeth antes de chegarmos a Cape Town.

Z

sábado, 12 de novembro de 2011

Africa - Terra a vista

Estavamos tensos com tanta estória que lemos e ouvimos desta travessia e em especial o cruzamento da corrente das agulhas.
Adotamos navegar numa proa mais ao norte do nosso destino, no intuito de ganharmos distãncia para quando o vento Norte entrasse, a gente pudesse ter margem para navegar para o destino. Isso ajudaria tambem para compensar o angulo de deriva quando cruzassemos as agulhas.
A noite foi exatamente como prevista, com vento forte e mar agitado.
Por volta de 4 horas da manhã, ainda noite pudemos avistar a silhueta de terra no horizonte, depois de onze dias só vendo água.
Nossa estratégia deu 100% certa, pois chegamos exatamente no momento que o tempo em Richards Bay estava virando.
Foi entrarmos no canal da cidade e o vento virou.
Esta foi uma das melhores travessias que fizemos, não fosse a tensão provocada pelas estórias e os fatos que foram acontecendo no decorrer da viagem.
Aportamos na marina em Richards Bay por volta de 9:30 da manha horario local.
Agora a trabalheira para deixar o barco habitavel, pois muita agua salgada entrou pelas excelente vedação feita pelo estaleiro que fabricou o pobre Tutatis.
A partir de amanha começaremos a lidar com nosso planejamento de como iremos aproveitar nossa estadia em solo africano.

Tudo bem a bordo ! :)

Z

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Décimo dia

Optamos por continuar e acelerar o que desse, pois a previsão para a semana que inicia é pior que a do final de semana.
Assim, motoramos a noite toda tentando manter a média.
Claro que Murphy sempre ao nosso lado nos momentos difícies não nos abandonaria... O vento acabou totalmente e pra "ajudar" uma correnteza de 1,5 kt contra a gente.
E foi assim até de hoje de manhã, quando entrou um ventinho e a correnteza parou.
Um amanhacer meio sinistro, muita umidade la fora, e uma nevoa que restringe nossa visibilidade.
A pressão do barometro ainda esta estável e estamos de olho nela.
Mantendo nossa presente média de velocidade, amanhã perto do meio dia chegaremos, com previsão de vento de 30 kt ou mais, mas vindos do Norte (o lado menos ruim).
Estamos mantendo contato radio VHF com os barcos que estão bem próximos a nós, especialmente o Pomona com quem trocamos informações de meteorologia.
Vamos chegar em torno de 4 barcos na mesma hora.
Me preocupa o pessoal que esta vindo atras.
Hoje cedo aproveitei a acalmada no mar para transferir diesel das bombonas plasticas para o tanque, pois ja estava me preocupando tanta motoração - agora estamos tranquilos com relação a combustível.
Agora é esperar.

Nossa posição em 11/11 as 05:00 UTC - 28 18 S / 35 24 E - completamos 1222 milhas, 177 milhas para chegarmos.

Tudo bem a bordo.

Z

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nono Dia

Ontem foi uma bela velejada, com ventos constantes e mar razoável.
Pra melhorar um pouco, fisgamos um Mahi Mahi que nos alimentara por cinco dias.
O bloco de barcos que saiu de Reunião com destino a Richards Bay, totaliza 17 barcos (que de alguma forma tivemos contato).
Alguns, um dia ou dois a nossa frente, outros da mesma forma um dia ou dois atras.
Em nossa volta bem próximos, um catamaran frances "Jangada", e dois Noruegueses "Imagine" e "Pomona".
Deveremos chegar no mesmo dia - Sábado provavelmente, mas tudo dependendo do tempo que esta se confirmando ira piorar.
Existe uma área de baixa pressão no continente entre Durban e Richards Bay e isto agita a atmosfera provocando ventos fortes.
Temos que lidar com a corrente das agulhas (correnteza que sempre foi temida pelos navegadores desde os chineses na antiguidade, e dominada pelos portugueses que a estudaram e a nomearam). A corrente das agulhas é uma movimentação do oceano no sentido norte/sul numa faixa estreita de agua formando um clindro gigante na faixa dos 200 metros de profundidade, próximos a costa africana. A tal correnteza atinge até 6 kt em alguns meses do ano.
O grande problema é cruza-la quando o vento sopra do quadrante SW, o que significa contra a correnteza.
Tal fato faz as ondulação que ja existe normalmente no Indico, crescer e crescer muito.
Sem mencionar numeros, nossa intenção é monitorar a direção do vento de forma a cruzarmos a corrente quando o vento estiver soprando de N NE, a favor dela.
Caso não haja essa condição vamos ter que aguardar "parando" o barco em mar aberto até que as coisas melhorem.
Por isso é dificil precisar a hora da chegada.
Os Vikings no Exabyte ja nos deixaram na poeira e estão 100 milhas a nossa frente, pra variar - eles são muito bons mesmo, e tem um barco feito pra velocidade.
A gente troca email todo dia para atualizarmos nossas posições e condição de navegação.
Agora cedo, entrou um vento mais forte que não estava previsto, o que nos obrigou a reduzir as velas, pois o barco sofre muito e nós mais...

Nossa posição em 10/11 as 08:00 UTC 28 04 S / 037 36 E

Tudo bem a bordo.

Z

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Oitavo dia

Ontem foi um dia de motor-sailing.
A "gorda" (genneker) foi testada o dia todo, mas com a ajuda do motor, pois o vento estava fraco.
No final da tarde, após a baixarmos, aproveitei para dar um bordo para NW, na expectativa de aproveitarmos o vento previsto para mais tarde no grib.
Menos de uma hora depois, o vento entrou de fato, e velejamos até agora de manha a 6/7 kt num mar calmo!
A noite não poderia ter sido melhor, com direito a lua cheia e tudo.
Nossas iscas tomaram banho o dia todo, mas sem nada de peixe.
Vamos ver como sera hoje.
A previsão meteorológica não é boa para o fim de semana, principalmente no dia previsto de nossa chegada (Sabado).
Em função disso, provavelmente iremos diminuir nossa velocidade para deixarmos as "coisas" melhorarem no nosso destino.
Com isso, provavelmente chegaremos em Richars Bay no Domingo.

Nossa posição em 9/11 as 04:45 UTC S 27 47 / E 040 56

Tudo bem a bordo.

Z

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Primeira semana

Ontem a tarde passamos a metade do caminho.
Depois da chuva e trovoada que tivemos ontem, finalmente o vento entrou.
Tímido, mas logo aumentou e soprou até a noite entre 15 a 22 kt. Fizemos um bom avanço velejando até a madrugada quando vento se foi e tivemos que motorar desde então até agora.
O tempo esta ótimo, com céu azul, mar calmo mas sem nada de vento.
Subimos a Genneker, mais para checar como ficou o conserto dela em Bali, pois ela havia se rasgado inteira.
Ficou ótima, apenas aguardando o vento para podermos desligar o motor.
Joguei as linhas de pesca na agua, pois nosso estoque de peixe terminou, vamos ver se pescamos algo.

Nossa posição em 08/11 as 06:15 UTC - S 27 54 / E

Tudo bem a bordo

Z

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sexto dia - Na proa de Richard's Bay

Ontem conseguimos velejar por mais algum tempo ainda, mas após o almoço o vento sumiu e não voltou mais.
Estamos motorando desde então e pior, com correnteza contra de até 2,5 kt.
Ainda bem que o mar esta pequeno, senão iria ser complicado.
Estamos bem no meio de uma área de instabilidade que parece com a ITCZ. Nada de vento, ou pouco e variável o suficiente para bater as velas que deixamos em cima aguardando o vento. Chove intermitentemente, hora leve, hora mais pesado. Contudo a chuva não tras vento forte.
O negócio é ter paciencia e fazer conta o tempo todo com relação a combustível, pois ainda faltam 800 milhas para o destino.
A previsão mostra bons ventos para velejarmos a partir da tarde de hoje, devendo permanecer por mais quatro dias pelo menos.
Vamos ver se isto se confirma.
De novidades, novamente vindas da Net de radio, ficamos sabendo mais sobre o barco que teve problemas e afundou... Ele bateu num container mesmo, e não foi próximo a Rodriguez nem Mauritius, mas exatamente na rota em que estamos, umas 200 milhas a nossa frente. Plotamos a posição que ele bateu com o container, e estamos atentos.
Noticiaram também que um dos barcos da nossa flotilha, ouviu um chamado de emergencia próximo a costa de Madagascar, vinda de um barco que dizia estar tendo ataque de piratas.
Foi um corre corre na net!
Minutos depois o mesmo barco informou que tratava-se de um treinamento coordenado pelo centro de controle e prevenção de ataques piratas! Brincadeira tem hora!!!
Isso foi o suficiente para ninguém mais dar as coordenadas por onde passa, e um silencio total nos radios.
Neura.
Estamos a 130 milhas da costa.
Haja infraestrutura para estes piratas viajarem no minimo 24 horas em mar agitado para atacar um pobre iatista.
De qualquer forma a noticia preocupou a todos, e não vemos a hora de sairmos da costa de Madagascar.
Lugarzinho sinistro... barco que bate com container, baleias que dormem bem na rota, piratas, mau tempo, ondas gigantes... estória que não falta.
Ja estamos na proa de Richard's Bay e pelos meus calculos, dia 12 ou 13 estaremos chegando - tudo vai depender do vento.

Nossa posição em 07/11 as 5:34 UTC - S 27 23 / E 046 03

Tudo bem a bordo.

Z

domingo, 6 de novembro de 2011

Quinto dia - Sul de Madagascar

Ontem não foi tão confortavel o dia como foram os anteriores, mas não podemos nos queixar em tratando-se de Indico.
Pelo radio no final da tarde, um dos barco que esta no grupo avistou uma baleia dormindo, o que fez com que redobrassemos a atenção. A previsão meteorológia mostrava outra a ponta de outra frente fria em nosso caminho e deveriamos ter chuva na madrugada.
No início da noite o vento parou (ja havia rondado para NE) - o que prenunciava a chegada da frente, e tivemos que motorar até de manhã.
A chuva prevista ficou no chuvisco, o mar acalmou e agora de manhã entrou um vento agradável proporcionando uma ótima velejada.
Estamos tendo sorte até agora.
Nossa posição, dia 6/11 as 5:15 UTC - S 26 55 / E 048 02

Tudo bem a bordo.

Z

sábado, 5 de novembro de 2011

Quarto dia

Ontem foi um ótimo dia novamente, e até o meio da noite também, até que o vento mudou de direção e começou a soprar na nossa popa pela direita (Nordeste) e aumentar a intensidade.
É impossível ter vento forte por muito tempo sem que o mar cresça, e ele cresceu.
A velejada não está ruim, mas esta longe do conforto que tivemos nos dias anteriores.
O barco parace derrapar a todo instante, fruto do swell que entra pela proa e dos vagalhões que vem pela popa/lateral, mais o vento constante na mesma direção das ondas.
A boa notícia é que estamos andando bem e deveremos dobrar a ponta sul de Madagascar e aproar a África Segunda Feira de manhã.
Continuamos falando com os barcos que seguem em flotilha para a África na rede "West Bound" duas vezes ao dia, e constatamos que a maioria esta bem próximos a nós, no mesmo ritmo.
Excetuando-se os nossos amigos vikings do Exabyte que dispararam na frente de todos e ja devem estar um dia a nossa frente.
Ontem pelo radio tivemos uma péssima notícia. No mes passado relatei o infortunio de um colega velejador que sofreu um descolamento de retina e teve que parar a viagem indo de emergencia para a África do Sul.
Soubemos ha duas semanas por meio de um email que ele nos enviou que a cirurgia havia sido um sucesso e que logo nos alcançaria no caminho.
Como eu dizia, tivemos a notícia que o barco dele foi a pique, próximo a Mauritius. Felizmente toda a tripulação foi resgatada e estão bem.
A razão do naufrágio ainda não sabemos.
Que azar de nosso amigo.

Nossa posição em 05/11/2011 as 5:47 UTC - S 25 24 / E 049 52
Tudo bem a bordo.

Z

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Terceiro dia

A travessia que estamos fazendo desde Reunion até a África do Sul, é tida como uma das mais desconfortáveis passagens de todo o mundo entre os velejadores. Procuramos minimizar o encontro com frentes frias, tormentas e ventos fortes, sendo pacientes e estudando a melhor janela para zarparmos.
Acredito ter sido unanimidade entre os barcos que estavão em Reunion, pois recebemos um email de um deles dando conta que entre 8 e 10 barcos deixaram a ilha no mesmo dia em horas diferentes.
Alguns irão sair amanhã.
Estamos mantendo uma frequencia de radio para conversarmos e trocarmos informações sobre a rota, e fundamentalmente um tomar conta do outro.
A previsão da meteorologia (GRIB e Synoptica), tem sido muito eficientes e com boa precisão até de horarios dos fenomenos.
Ontem a noite infelizmente não foi diferente e na hora e local previstos, cruzamos a linha de instabilidade que eu torcia iria se decipar. Foi uma noite "daquelas", depois de um dia maravilhoso de sol, mar calmo e velejada tranquila.
Chuva, vento forte e confuso com mar crescendo (claro!).
Pra comopletar o tráfego de navios é bem intenso aqui na área, e o AIS nos deu uma ajuda especial.
Um cargueiro que ja estavamos acompanhando na tela ja há algumas horas "surgiu" do meio da chuva no negro da noite, bem em nossa proa, e com rumo aparente de conflito. Chamei o navio pelo radio e percebi a voz sonolenta do operador ou comandante, dizendo que também me avistava no AIS, e só apos isso ele tomou um rumo desviando de nossa direção (temos o direito de passagem, pois somos embarcação a vela).
Outro episódio na mesma noite, foi a ultrapassagem de um dos barcos que faz a mesma rota que a gente. O "Hokus Pokus" de bandeira sulafricana, estava zigsagueando em nossa frente, talvez buscando um melhor angulo de ultrapassar o paredão de nuvens e chuva em nossa frente. Com isso, eu não sabia por onde ultrapassa-lo. Via o zig zague claramente no AIS e o chamei pelo radio também. No final deu tudo certo e o ultrapassamos com segurança em meio a chuva que reduzia a visibilidade.
De madrugada a chuva parou e deu lugar a um ventinho frio que nos ajudou bastante a ponto de podermos velejar novamente sem ajuda do motor.
Foi assim o resto da noite.
Hoje o dia amanhaceu lindo, muito sol e um vento gelado.
Todos os panos em cima e o cockpit aberto com todas as roupas pra secar.
Para hoje e amanha a previsão é boa e deveremos passar o sul de Madagascar entre Domingo e Segunda Feira, quando aproaremos Richard's Bay - África do Sul.

Nossa posição as 5:50 UTC de 04/11 - S 23 57 / E 051 56
Tudo bem a bordo.

Z

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O primeiro dia ja foi...

Ontem motoramos desde a saida até hoje de madrugada quando entrou um ventinho encabulado, mas logo firmou e pudemos fazer uma das melhores velejadas da viagem. Velocidade média de 8kt, com mar calmo ! Incrível.
Pra completar, fisgamos um Atum de uns 10 kilos.
No final do dia o vento ja esta acalmando e no horizonte estamos vendo que teremos uma noite animada, com chuva e tudo o mais.
Tudo bem a bordo.
Posição as 14:30 UTC de 03/11 - S 23 03/ E 053 14

Z

zarpando de la Réunion

Estivemos em la Réunion por duas semanas. Nosso tempo foi dividido entre lazer e muito trabalho à bordo como sempre.
Encontramos vários barcos conhecidos na marina e rapidamente a vida tomou o ritmo em comunidade novamente. Juntos fizemos caminhadas, curtimos os finais de tarde e trocamos muitas idéias. A maioria está seguindo pela mesma rota para África do Sul, e alguns inclusive também irão para o Brasil.

Réunion tem muitos encantos, além das deliciosas baguettes, dos queijos, vinhos, frutas e flores. Visitamos o interior da ilha e suas vilas charmosas onde acontecem feiras de produtos produzidos pelos moradores. Entre elas nossas preferidas foram Cilaos e La Plaine des Palmistes.
As ondas perfeitas para o surf ficam em Saint Leu e Saint Pierre e os surfistas dão um show , só parando de surfar para curtir as baleias que as vezes aparecem bem pertinho e tivemos a sorte de vê-las numa das manhãs.
Ficaremos com saudades do estilo francês de curtir a vida!

Depois de dias acompanhando as previsões climáticas o Zé definiu o incício de nossa travessia para África do Sul para hoje, e assim zarpamos da marina as 15h ( local) e pretendemos chegar em onze ou doze dias, dependendo do vento iremos para Durban ou para Richard's Bay. Essa travessia será um dos nossos maiores desafios!

Tudo bem à bordo, motor sailing com vento e mar calmos.
Posição: S 21 33' / L 55 15' as 14:00 UTC de 02/11/11

Sandra