sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Segundo dia Cape Town - Santa Helena

Tenho até receio de falar muito, mas para não dizer que tudo esta perfeito (mar e vento), ontem a "gorda" como chamamos carinhosamente nossa Genneker, rasgou-se - acreditamos que por falha de material. Ela é tricolor (azul, verde e branca), e o rasgo foi exatamente no branco. Puxei com as mãos um pedaço do tecido e ele se desmancha como que apodrecido. Isso já tinha acontecido na travessia da Austrália para a Indonésia, mas a costuramos. Agora não há muito que fazer. E eu que tinha planos para usá-la durante toda a travessia para o Brasil. Outro fato foi sermos surpreendidos por um estouro de água jorrando sob a pia. Sorte estarmos perto e imediatamente desligarmos a bomba d'água, economizando nossa preciosidade. Por alguma razão um dos filtros de carvão que instalei em linha antes da torneira, simplesmente se rompeu. Fiz uma ligação direta da saída da caixa ao primeiro filtro (antes eram dois). Tudo resolvido.
Temos feito uma média de 144 milhas diárias, num mar calmo que tem nos permitido descansar.
Ontem os leões marinhos e as aves sumiram, talvez pelo distanciamento da costa, e pela mudança da água que já passou a ser o azul profundo que estamos acostumados nas travessias.
A atmosfera em torno de onde passamos é sempre de nevoa úmida com pouca visibilidade, fruto do ar úmido e quente sob a água fria.
À medida que formos indo mais ao norte, acredito que este problema diminua.
Sol mesmo, poucas horas do dia, fato que nos obriga a ligar o motor para carregar as baterias.
Tudo bem a bordo.
Nossa posição em 20/01/2012 8:30 UTC - 31 42 S / 014 05 E

Nenhum comentário: