sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

África do Sul – Nos preparando para a travessia do Atlantico


Fizemos de tudo um pouco em nossa estadia nesse belo país.
Viajamos pelas estradas, viajamos de avião e até de trem.
A nossos olhos pareceu que a economia aqui vai bem, pois o retrato dela se percebe no design moderno e boa conservação das estradas, pontes e viadutos, assim como nos aeroportos por onde passamos.
A frota de veículos das grandes capitais, Cape Town, Johanesburgo e Durban, é em sua maioria nova e carros de primeiríssima linha (Mercedes, Bmw, Porshe, e até Ferrari).
Falar dos grandes Shoppings Centers que se proliferam pelas capitais também transparece boa saúde econômica.
O custo de vida aqui é bem mais baixo que a grande maioria dos países por onde passamos nesta viagem, e até mesmo do Brasil.
A qualidade, quantidade e preço de frutas, vinhos, queijos e demais iguarias é algo que sentiremos saudades.
Tivemos um Natal bem diferente dentro do Kruger Park junto com minha filha Flavia e seu esposo Tato que vieram nos encontrar.
O Kruger Park mereceria um relato a parte. Descrevo-o como um lugar imperdível para quem ama a natureza.
Os Sul Africanos estão fazendo um bom trabalho de preservação das espécies e manutenção dos parques.
Tiramos algumas centenas de fotos das inusitadas situações que passamos – presenciamos uma caçada feita por um leopardo a uma impala, a poucos metros de distancia, fomos acuados por um enorme elefante numa estrada estreita, pudemos observar manadas de elefantes, girafas, zebras, impalas, gnus, cheetas, hipopótamos, rinocerontes, búfalos e muitos outros animais e aves que não me recordo agora.
Foi algo inesquecível.
Voltamos do parque até Johanesburgo de carro e de lá para Cape Town de avião, onde passamos o fina de ano em família ainda.
Como tudo que é bom dura pouco, os dois tiveram que voltar ao Brasil e eu e a Sandra voltamos a nos focar nos preparativos para a ultima etapa.
Tiramos o Tuta da agua e trabalhamos duro por uma semana, pintando o fundo, removendo as faixas decorativas de adesivo que no caminho se desgastaram, consertando o leme, e demais serviços necessários.
Nosso amigo Vince nos ajudou muito, tanto no trabalho do barco quanto nos ciceroneando pela linda e bela Cape Town.
Alias sobre a cidade, tenho certeza ser uma das 10 mais belas cidades do mundo, apenas um grave defeito – o clima nervoso. Nunca vi lugar com ventos tão instáveis, constantes e fortes em lugar algum.
Isso impossibilita muitas vezes atividades que a gente planeja.
Sem querer fomos “premiados” por um dos mais belos dias (sem vento e céu totalmente azul), quando alugamos um carro e pudemos visitar a famosa “Table Moutain”. É de tirar o folego o visual.
Os Sul Africanos que moram em Cape Town são privilegiados pela natureza, convivendo com belas paisagens por onde se olha. Como para a maioria, o referencial de vento e tempo é este, aqui é o paraíso !
Estamos com quase tudo pronto para a viagem, que em principio será dividida em duas três etapas: África do Sul – Namíbia, depois Namíbia – Santa Helena e finalmente de Santa Helena direto a Guaratuba no Paraná, de onde saímos a quase três anos.
O Tutatis não aguenta muito tempo sem nos aprontar alguma coisa, e na semana final não poderia ser diferente: após a revisão de motor, fui liga-lo e verifiquei o exaustor de ar do motor queimado... lá fomos nós atrás da peça.
Ontem a tarde quando trazia as compras do supermercado para provisionar o barco, fui coloca-las na geladeira... surpresa! Ela parou de funcionar!
Fiquei até a madrugada tentando diagnosticar o problema.
A caixa eletrônica que controla o compressor estava em curto, e queimou o fusível de proteção interna.
De manhã corri atrás de técnicos, lojas (vendo preço de uma nova), e falando com o fabricante no Brasil.
Resumindo perdi o dia lidando com ela.
Abri a tal da caixa, e suspeitei de um pequeno diodo, mas me faltava coragem para corta-lo fora. Nosso amigo Peter veio despedir-se da gente, e trouxe consigo seu amigo alemão também iatista, que é engenheiro eletrônico por coincidência... Trocamos ideias e ele também concordou com minha suspeita e me deu força para cortar fora o diodo.
A geladeira voltou a funcionar!
Amanha ele vai me emprestar um diodo novo que tem de reserva, e tudo vai ficar em seu lugar!
Pretendemos sair de Simon’s Town amanhã mesmo, já que pagamos a Marina até amanhã, e faremos o Cabo da Boa Esperança, rumando para Cape Town, onde  deveremos ficar na marina “Royal” em frente a cidade, perto de onde faremos a saída na imigração e Aduana.
Provavelmente na Segunda Feira após a burocracia, zarparemos.

Z

Nenhum comentário: