quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Zarpando da África

Os últimos quatro dias que antecederam nossa saída da África do Sul foram no mínimo tensos.
Marcamos e adiamos nossa partida por três vezes. Uma delas por panes no Tutatis - o exaustor do motor funcionava intermitentemente (tive que trocá-lo), e depois a geladeira quando chegamos com as provisões deixou de funcionar simplesmente. Até tentei consertá-la na noite que antecederia nossa saída, mas até uma da manhã, consegui identificar que o problema era na caixa eletrônica que controla o compressor. Várias ligações para o Brasil para a empresa que fabricou a geladeira, e a conclusão final seria o envio de uma nova caixa eletrônica. Duas a três semanas de atraso. Passei a noite "ruminando" o problema. Pensei até na possibilidade de comprar um novo compressor com controlador acoplado, mas a opção era cara demais. Optei por abrir a caixa lacrada... Encontrei um diodo queimado, razão pela qual a entrada de energia estava em curto. Cortei fora o dito cujo (que serve apenas para evitar a troca de polaridade) e ela funcionou. Todavia, já havíamos perdido a janela de saída e o vento castigou a gente pelos próximos dias.
Na marina, tivemos ventos de até 50 kt. Os barcos se agitavam como que navegando. Tivemos que reforçar os cabos de amarração. As passarelas da marina que dão acesso aos barcos levantavam perigosamente. Filme de horror.
Finalmente ontem, Quarta Feira, 18 de Janeiro madrugamos e as 6:30 zarpamos do Iate Clube de False Bay, em Simon's Town.
A baia estava calma, e um ventinho começava a soprar de sul (10 a 15kt), e tivemos de orçar para prosseguir com a ajuda do motor rumo ao cabo da boa esperança.
Fizemos o cabo as 9:00 horas, já sem a ajuda do motor, e quando festejávamos nosso feito, tivemos que rapidamente ligar o motor e manobrar para escapar de diversas redes "plantadas" exatamente na passagem entre o cabo e algumas rochas que afloram na superfície.
Mais adrenalina para não esquecermos o momento.
Finalmente mudamos nosso rumo de sul para o norte, agora sim de volta para a direção de casa.
Todas as velas em cima, fomos lentamente nos afastando de Cape Town, deixando o lindo visual de "Table Moutain" para trás.
Içamos a Genneker e navegamos com ela e a grande, até o fim do dia.
Ao cair da tarde fomos premiados com a visita de várias centenas de golfinhos que surgiram de todas as partes, assim como bandos enormes de leões marinhos e aves que certamente estavam caçando algum cardume.
A noite foi tranqüila e o dia de hoje até agora a tarde também.
O Atlântico nos recebeu bem, com bom vento e mar calmo.
Restam ainda mais 1500 milhas até Santa Helena, nossa parada antes de chegarmos ao Brasil.
Deveremos cobrir esta distância em mais onze dias.
A previsão de tempo até lá é boa.
Tudo bem a bordo.
Nossa posição em 19/01/2012 as 12:39 UTC - 32 52 S / 015 58 E
Z

Nenhum comentário: