domingo, 28 de março de 2010

No Pacifico

Finalmente depois de muita burocracia, muita ralação, vai e vem interminável até a cidade a fim de prover o barco, recebemos a autorização para o cruzamento do canal.
Montada a tripulação necessária (são exigidos quatro tripulantes mais o capitão), graças a nossos queridos amigos Graciela e Oscar do "Zenitude" e do sempre disposto Steve do "Better days", deixamos a Marina Shelter Bay as 15:10, nos dirigindo até o ponto de econtro dos barcos que irão transitar o canal conosco - o lugar chama-se "Flats".
Mal chegamos já veio a bordo o funcionario da empresa que administra o canal que é responsavel pela navegação dentro das 39 milhas de todo o canal do Atlantico ao Pacifico.
Emiliano, foi o "advisor" que nos acompanhou na primeira etapa, que nos eleva por tres eclusas para mais ou menos 30 metros acima do nivel do mar, para que possamos navegar atraves do lago Gatun, até as outras tres eclusas que nos iraão baixar até o nivel do mar novamente, só que no Oceano Pacífico.
O transito é feito em dois dias, e por volta de 22 horas já estavamos amarrados a uma bóia no lago Gatum.
Passamos a curta e agitada (muitos navios passando no canal que provocavam marolas) e também a algazarra dos macacos que dormen na mata próxima a ancoragem.
Fora isso o pessoal do canal, o Fernando nosso próximo "advisor" embarcou quando ainda estavamos dormindo por volta de 5:50 da manha.
Navegamos por mais de tres horas nos meandros do lago Gatum, vendo paisagens lindissimas da mata panamenha.
Tudo correu bem, exceto no momento que nos desatamos dos outros barcos (São feitas jangadas de tres barcos, um atado ao outro lateralmente para se otimizar e viabilizar a passagem dos veleiros dentro do canal), um dos barcos ao qual estavamos atados foi de uma grosseria impar com a nossa tripulação, talvez pelo fato do barco ser maior que o nosso,  mas o fato é que indignou a todos.
Fato superado, comemoramos com champanhe a chegada ao Pacifico ainda navegando com destino a nosso ancoradouro, o Iate Clube de Balboa, nossa ultima parada em continente americano.

Um comentário:

orleitao disse...

Sandra e Zé estou seguindo sempre voces e vibrando com os relatos.Como não posso estar por aí,vou a paranaguá dia 21/4 e deixar o barco lá.Passaremos na ilha do mel,que vale à pena.Mandei news do miami boat show que foi maravilhoso.Não sei se receberam.A Re fez gastroplastia e está agora nos pastosos.Vai muito bem.Um abraço e um beijo carinhoso para voces. Olival