segunda-feira, 1 de março de 2010

San Blas

Incrível como o tempo passa e a gente nem se da conta.
Ja estamos nas ilhas a cinco dias, e nem percebemos.
Nadar, mergulhar, fotografar, consertar e arrumar a "casa" são nossas atividades. A gente acorda cedo, com o clarear do dia, pois a luz entra pela gaiuta junto com o ruido do mar, e quando o sol vai embora o sono vem junto.
Dentre nossas atividades, fomos até a ilha principal de Cayo Holandes onde estamos, a convite do chefe da comunidade que acabei acidentalmente fazendo amizade - o Victor.
Pudemos conhecer e fotografar um pouco da cultura e do modo deles viverem.
Fizemos algumas trocas, um repolho e tres beterrabas por um coco e uma penca de bananas..
No final de nossa visita, tivemos dois pedidos sui generis, o chefe sabendo que teriamos de ir a cidade (Colon) para resolver alguns problemas, nos pediu que comprasse um laptop para seu filho que vai para a escola no continente mes que vem, e pediu ainda que comprasse um celular, pois ele perdera o antigo.
A esposa do chefe - Elisa, pediu pra sandra pra que ela carregasse o celular no barco, pois eles não tem energia!
Não se fazem mais indios como antigamente..
Hoje cedo (segunda feira) resolvemos levantar ancora para irmos a Colon (11 horas de velejada).
Madrugamos, e quando saimos do conforto dos arrecifes, pudemos sentir o tamanho do mar que estava la fora.. com ventos de 20 kt pela lateral direita, na primeira onda, o tuta tomou um banho, e no mesmo instante fiz meia volta.
Não vi razão pra ter um desconforto de um dia inteiro, sendo que não temos pressa de chegarmos, então optamos para irmos a uma nova ancoragem - Coco Bandero Cays, ilhas mais lindas que as anteriores que estavamos.
Desabitadas, com areia branquinha e povoadas de coqueiros.. lindissimas.
O detalhe é que pra se navegar por aqui, tem que estar muito bem equipado com cartas, manuais e bons olhos.. senão entra-se direto nos corais, como muitos barcos e navios que vimos perdidos por aqui.
Z

Nenhum comentário: