terça-feira, 23 de março de 2010

Retorno a San Blas

Voltamos a San Blas,dia 7 de Março. No caminho ancoramos em Puerto Belo, para passar a noite. Uma ancoragem muito tranqüila, mas decidimos seguir na manhã seguinte bem cedo de volta à terra dos Kuna.Novamente mar grosso, vento entre 18 e 24 nós e ondas desencontradas nos fazendo sacudir como uma batedeira das antigas.Velejamos com a mestra e a genoa rizadas.Ancoramos em San Blas ao anoitecer,em Chichime Cays, que faz parte de Lemon Cays com dificuldade em agarrar a âncora, pois ventava muito forte, após a quarta tentativa conseguimos.O Zé mergulhou no escuro para nos certificarmos de que estávamos seguros antes de dormir.Foi uma noite agitada...
Depois de alguns dias rumamos para Coco Bandero aonde chegamos com muito sol e vento favorável.
Coco Bandero é outro conjunto de ilhas no "estilo" San Blas, entretanto, essas não são habitadas pelos índios o que nos deixou mais à vontade para circular entre elas. Conhecemos um casal de argentinos com cidadania australiana, do catamarã Zenitude,a Graciela e o Oscar.Inauguramos o novo bote ( Mamutmo)e em grande estilo e o Zé abriu nossa temporada de pesca caçando uma bela Garoupa de uns 7 kg!Esmerei-me entre moquecas improvisadas e molhos de maracujá e limão para celebrar o peixe que nos alimentou por cinco dias!E esses dias passaram... entre mergulhos,kilometros nadados,e o descanso mais do que merecido dos marujos!
De Coco Bandero, rumamos para East Lemon, no dia 15 de Março. O ponto forte de lá foi Dog Island, onde mergulhamos no naufrágio de um navio.
Reencontramos o Zenitude e com dor no coração, após alguns dias nos despedimos de San Blas, içando velas para voltar à Colon. Foi uma ótima velejada,com vento noroeste e nossa velocidade ficou entre 7.5 nós!
No caminho, ancoramos em Isla Linton para passar a noite. Era uma ancoragem mais do que agitada e por isso mal pudemos dormir...muito menos descansar! Nessa ilha vivem macacos, e dizem que são carinhosos ao encontrar com pessoas, mas quando percebem que estão de partida atacam e mordem as pessoas num gesto ofendido por estarem indo embora... sei lá, preferimos ficar longe dos macacos e cedo zarpamos para Colon.

Sandra

Nenhum comentário: