segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fakarava, um dos atóis de Tuamotus

Um estranho no ninho:cheguei (Luiz Renato) de visita ao casal Z&S dia 17.O6.
Tutatis me pegou a 30 metros do aeródromo e pouco depois já estávamos mergulhando entre garoupas, tubarões, caranhas e centenas de peixes coloridos de coral. Água a 28 graus, cristalina, fundo intacto e colorido. Presente para quem mergulha há 38 anos no sul do Brasil, onde as eventuais temperaturas abaixo de 18 graus são fatais aos corais.
Na sexta, o Tutatis pegou o primeiro dia de chuva deste ano (ancorado). Este atol, o terceiro em tamanho do mundo (lagoa central com 60 x 25km), com 248 habitantes em Rotoava, 17 veleiros nestes dias,tem uma baguete matutina muito gostosa, 2 hotéis bem típicos, um vôo diário para Papeete (400 km), sem frutas, sem gasolina.
No sábado, os kids nativos emborcaram (brincando)o dingue "Mamutmo" enquanto Z&S foram ao mercado. Uma hora depois, tudo funcionando novamente. Jantamos com o Oscar e Graziela (Zenitude) no Teanuanua, `a luz de tochas, servido por polinésio de sarongue, muito gostoso e tipico(o ambiente e a comida claro...).
Hoje (domingo) enquanto o Z&S assistiam Brasil 3 x 1 C Marfim num hotel, eu fui mergulhar (com uma operadora local)na passagem norte do atol (131 fotos). Depois tentamos seguir (com o Tutatis) para a passagem sul, mas o forte vento contra nos obrigou a retornar, para que não chegássemos à noite.
Vou encerrar por hoje, com um aroma delicioso vindo da cozinha...o que teremos para o jantar?
Como dizem os owners, tudo bem por aqui.
Luiz Renato

Um comentário:

Anônimo disse...

aaaaai que vontade de ir tambem!!!
beijo,
Flávia.