sexta-feira, 11 de junho de 2010

Toau / Fakarava

O tempo passou muito de pressa e mal nos demos conta que ficamos uma semana em Toau.
Passamos os dias mergulhando, nadando ou fazendo snorkeling e tambem explorando as praias do atol com nosso bote.
A cor da agua dentro do atol, muda de acordo com o movimento da maré durante o dia.
Passa de azul, para azul escuro e roxo com areas em turquesa.
A quantidade de garoupas que passeiam entre as cabeças de coral é absurda.
Garoupas de todos os tamanhos e variedades desfilam sem medo. Parece que elas sabem que ninguem vai importuna-las porque portam a ciguatera.
Outro dia, depois de uma longa conversa com o Gaston ( dono do restaurante da ilha ), quando ele me mostrou um livro polinesio com as variedades das garoupas que poderiam ser consumidas, resolvi ir atras de nosso almoço.
Em meia hora de mergulho, identifiquei mais de meia duzia de peixes que poderiam ser arpoados.
Dentre estes, uma garoupa de uns 8 kilos...
Apos arpoada, subi a superficie recolhendo o cabo que prendia o arpao na arma, com o peixe arpoado...
Mal cheguei a superficie, vi surgir do nada meia duzia de tubarões galha branca enormes, circulando minha presa.
O maior deles se aproximou mais e numa só mordida cortou ao meio a garoupa ( vi a parte da cauda caindo no fundo ), e saiu levando o peixe e meu arpão. Fui rebocado por uma boa distancia até que o arpao se soltou (virou um "U").
Fiquei pensando se meu braço ou perna estivessem no caminho...
Muita adrenalina.
Perdi a vontade de caçar repentinamente!
Dia seguinte fizemos um mergulho com tanque com o pessoal do "Soggy Paws", veleiro de bandeira americana.
Maravilhoso mergulho alias, entre canyons e precipicios submarinos, napoleões e "nemos" brincando de esconde-esconde nas anemonas gigantes.
Ontem resolvemos levantar ancora de Toau, para conhecermos outro atol - Fakarava.
Saimos de madrugada, para entrarmos no horario correto dentro da lagoa.
Outra hora explico melhor essa coisa de hora correta para entrar na lagoa!
Chegamos a Fakarava 13:30 e ancoramos em frente a vila, ao lado do Zenitude, nossos amigos argentinos, de baixo de um aguaceiro.
O atol é muito calmo, e lindo como tudo aqui.
Hoje pela manha ja tinhamos programação - fomos visitar uma fazenda de perolas com nossos amigos do Toroa - Berry e Marie Anne (Autralianos) e o casal Zenitude - Oscar e Graciela.
Muito intrutiva a visita.
Durante a semana iremos explorar melhor a ilha.

Z

Roberto Carvalho disse...

Olá Prieto, tudo bem? Voei com a sua filha num bate-volta Salvador. Gostei de conhece-la, não sabia que vc tinha uma filha voando conosco. Também não sabia das suas aventuras marítimas. Parabéns, pela filha e pelas sua aventura de volta ao mundo. Tive uma fase em que curtia muito ler romances de aventura marítima. Lí desde Aleixo Belov, passando por Amir Klink, até Gerard Janichon e Eric Tabarly. Hoje em dia quando consigo acompanho meu cunhado em velejadas a bordo de um Hunter 46. Vou seixar seu blog em favoritos para acompanhar sua viagem, e aguardar o futuro lancamento do seu livro de aventuras. Aproveito também para divulgar o meu blog com lembranças e estórias de aviação. www.betocarva.blogspot.com Um grande abraço para vc e sua parceira, bons ventos pelo seu caminho. Carvalho...