terça-feira, 12 de abril de 2011

Fraser Island / Lady Musgrave

Após um descanso merecido, levantamos ancora por volta de 10 da manhã.
Achei melhor reabastecermos de diesel. água e mantimentos no continente antes de aproarmos as ilhas da grande barreira de corais.
Pelos meandros dos canais entre o continente e Fraser Island, navegamos até Urangan, cidadezinha bem simpática com uma marina bem equipada, onde fizemos nosso "pit stop".
Enquanto eu cuidei dos abastecimentos do barco e do remanejamento do diguie, a Sandra foi até o supermercado.
Conseguimos zarpar por volta de 17 horas, numa bela final de tarde ensolarada, com uma brisa leve a nosso favor.
Já no cair da noite, deixamos pra trás os baixios do canal de Fraser e entravamos novamente no mar de Coral. A navegação até Lady Musgrave foi uma mistura de vela com motor, pois o vento era muito fraco.
Pudemos testar novamente o AIS que funcionou perfeitamente.
Avistamos a ilha faltando 10 milhas, pois ela é muito baixa, e o que vi primeiro foram os mastros dos mais de 10 veleiros que estavam ancorados dentro do atol.
A entrada no passe não é mostrada em nenhuma carta que tínhamos a bordo (Navionics, Garmin ou Cmap). A única referencia de entrada foi no manual do "Alan Lucas" - navegador que escreveu vários manuais desta região, e utilizamos como nosso guia.
Logo na entrada pudemos perceber o que nos esperava - agua cristalina, e um fundo povoado de corais.
Nosso primeiro mergulho foi depois de almoçarmos e descansarmos um pouco.
Mergulhamos exatamente no passe, e pudemos ver uma quantidade absurda de variedade de peixes em diversos tamanhos e cores.
Os corais também impressionam pela variedade de formas e cores. Pudemos perceber grande quantidade de corais mortos, mas também verificamos que muitos estão nascendo e repovoando a área que esta morrendo.
A noite foi muito tranqüila, parecendo estarmos numa marina, sem o menor movimento do barco, apenas o som ao longe das ondas batendo nos corais a distancia.
Deveremos ficar aqui por mais dois dias e depois seguirmos viagem para o norte, onde ainda não temos ao certo qual local iremos parar.
Z

Nenhum comentário: