domingo, 24 de abril de 2011

Lizard Island

O vento apertou a noite, e tivemos que reduzir ao máximo as velas.
Mesmo assim andavamos a 7kt em meio aos canais que meandram a grande barreira de corais.
O AIS sempre nos ajudando, mostrando e identificando os navios que cruzam conosco pelo caminho.
No meio da manhã avistamos Lizard Island, que segundo os manuais é a melhor ancoragem da grande barreira no setor norte.
A ilha tem várias histórias interessantes, começando pela passagem do capitão Cook por ela, passando por uma familia de colonizadores ingleses (Watson) que equivocadamente construiu uma casa sobre área sagrada do aborigenes e acabou tendo um fim trágico.
O ancoradouro fica numa bela enseada, com areia fina no fundo. Assim que jogamos a ancora, varios tubarõres cercaram o Tutatis, pois a gente tinha na popa um atum pendurado que haviamos pescado pouco antes de chegarmos na ilha e claro eles perceberam o "cheiro"do peixe. Junto com eles, notamos a presença de um mero e de outros peixes maiores.
Depois de ajeitarmos o barco da chegada, fui com o diguie até a praia para limpar o atum.
Na volta, mergulhei para checar a ancora e dei de cara com o mero que estava passivamente no fundo me observando.
A Sandra caiu na agua para poder observar nosso amigo.
Muito manso, deixou que chegassemos bem pertinho dele e fizemos algumas fotos.
Ventou muito durante o dia e a noite toda, e ainda hoje de manhã o vento sopra forte entre 25 e 30 kt.
Vamos decidir se seguimos viagem ou se aguardamos mais um dia esperando uma melhora de tempo.