domingo, 2 de outubro de 2011

Nono e décimo dia.

Anteontem a pauleira continuou.
Estavamos ficando complexados já, achando que só a gente acha ruim o mar e sofre com ele, mas recebemos um email dos nossos amigos Vikings que estão mais a frente relatando as mesmas condições de miserabilidade a bordo.
A diferença é que eles estão em 4 a bordo se revesando, e acredito que já estão acostumados com mar grosso.
Mesmo assim usaram um termo engraçado pra definir a situação "é como se estivessemos montados numa cela de um touro bravo".
De novidades, nada de peixe novamente (e ja acabou o estoque), pela primeira vez em 9 dias, um navio passou pela gente rumo a África, a Sandra o avistou visualmente e conferimos no AIS - Orion o nome dele.
A noite de anteontem prometia ser sinistra, pois a previsão era o vento acalmar e o mar crescer para 5 metros.
Achamos que seria prudente deixar o motor operacional, oque significaria desfazer os macetes que eu havia feito na tentativa de evitar nova entrada de água (retirei a mangueira de exaustão de agua/gases e isolei as respectivas entradas, assim como fechei o registro de entrada de agua salgada para o motor).
Deixei pra fazer isso no inicio da noite, pois seria muito tempo de motoração se o fizesse antes.
Dai.. Murphy agiu!
Fui virar a chave de ignição e... agua novamente!
Queimou o fusível de alimentação do motor como sempre também pela sobrecarga.
Serviço completo e a noite caindo.
Pra resumir, foram 4 horas de filme de suspense e horror com tempero de pancadaria, pois tivemos que consertar o motor novamente com as ondas que cresciam e rajadas de ventos que entortavam o barco.
Já estava suspeitando que a entrada de agua era pela admissão e não pela descarga como os livros sugeriam, mas depois dessa nova entrada de água tive certeza. Fui direto antes de tudo desmontar a bomba dágua e constatei o rotor desintegrado e por esta razão (sua inexistência), a agua fluia sem que o mesmo a impedisse.
Tinha um rotor novo e o troquei.
Dai fiz o resto do serviço que ja virou rotina, com um detalhe que a troca do fusivel foi feita pela Sandra que me ajudou muito - Para a troca, é necessário desenergizar o barco e dai alguém tem que o levar na mão, com o mar que estava e as rajadas, seria um serviço duro para a maruja. Então ela fez a troca e eu fiquei no timão.
O motor novamente rodou macio e motoramos o resto da noite.
Quando amanheceu, o mar já estava menos agitado (baixou pra 4 metros) e o vento também ficou mais constante em torno de 20 kt. Desligamos o motor e velejamos novamente o dia todo.
A noite foi uma velejada tranquila perto das anteriores.
Hoje amanheceu um lindo dia, com o mar bem mais calmo e ventos idem e deve permanecer assim por mais alguns dias, esperamos nós.
Faltam 1000 milhas ainda, permanecendo nosso estimado de chegada.
Hoje vai ter pão fresco, pois o pessoal da padaria acordou animado, motivado pelo fim de nosso estoque panificio.
Daqui a pouco vou subir todas as velas novamente depois de algum tempo para melhorar nossa média.
Tudo bem a bordo.
Posição as 03:00 UTC S 17 22, E 075 12

Z

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